Fechar

logo

Fechar

PMJP encerra setembro amarelo com roda de conversa nas Unidades de Saúde da Família

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 29 de setembro de 2018 às 8:55.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

O setembro amarelo tem como base uma proposta de promover ações que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de discutir sobre doenças associadas à saúde mental. Com intuito de ampliar essa abordagem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou durante todo mês de setembro atividades de valorização à vida e prevenção ao suicídio na rede municipal.

Nesta sexta-feira (28), o encerramento aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Esperança, em Mangabeira, com uma roda de conversa e palestras.

“É um trabalho onde promovemos a saúde de forma integral, horizontalizando os relacionamentos e a assistência continuada, de forma que haja a valorização à vida e o cuidado com o próximo, seja ele usuário ou profissional de saúde”, garantiu Ana Giovana Medeiros, secretária-adjunta de Saúde.

As ações aconteceram em todas as USFs, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), unidades hospitalares e Policlínicas Municipais, que também desenvolveram atividades de promoção à campanha junto a seus usuários e profissionais. Além das rodas de conversas e palestras, foram apresentados os serviços ofertados pela prefeitura sobre assistência e saúde mental e como se dá o acesso para cada especialidade.

Rede de assistência em Saúde Mental – A Prefeitura Municipal de João Pessoa dispõe de quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que são instituições destinadas a acolher pessoas com transtornos mentais e persistentes ou que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas. Esses centros substituem a internação psiquiátrica, buscando a reinserção social através do tratamento.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Nos centros, os pacientes recebem acompanhamento médico e psicológico, além de participar de oficinas, grupos terapêuticos, atividades esportivas e culturais com a finalidade de integrá-los em um ambiente social e cultural junto às famílias.

Além dos centros, a Rede de Atenção Psicossocial é composta por uma Unidade de Acolhimento Infantil (UAI), Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), duas residências terapêuticas e leitos em hospitais gerais. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) também têm acesso a acompanhamento psicológico nas policlínicas localizadas nos bairros de Tambaú, Mandacaru, Jaguaribe, Cristo e Mangabeira.

Setembro Amarelo – É uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que acontece desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O objetivo é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube