Fechar

Fechar

Lacen Municipal realiza mais de um milhão de exames nos sete primeiros meses

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 8 de setembro de 2018 às 13:13.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

O Laboratório Central (Lacen) do município de João Pessoa, serviço mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou durante os sete primeiros meses de 2018 um total de 1.194.606 exames ambulatoriais, sendo os principais tipos de exames de Hematologia, Bioquímica e Hormônios. Em 2017, de janeiro a julho, foram realizados 541.321 exames. Um aumento de 120% com relação ao mesmo período do ano passado.

O Lacen Municipal oferta aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) 100 tipos de exames ambulatoriais, entre hemograma completo, coagulograma, ácido úrico, colesterol total e frações, triglicerídeo, glicose, hemoglobina glicada, sumário de urina, parasitológico de fezes, hepatites B e C, sorologia trepomêmica, PSA total e livre, rubéola, TSH, T3, T4, marcadores tumorais, entre outros.

“O Lacen-JP também faz a marcação dos exames que não são ofertados para os laboratórios credenciados com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, sem necessidade de o usuário ir para o polo de marcação e realizar todos os exames preconizados pelo Ministério da Saúde”, destaca a Diretora do Laboratório, Patrícia Gusmão.

Para realizar o exame no Lacen, o usuário deve portar a requisição dos exames, xerox do cartão SUS, identidade e comprovante de residência. O atendimento é por demanda espontânea e pode acontecer tanto no Laboratório Central, quanto nas 35 salas de coletas espalhadas pela Rede Municipal de Saúde. Na Unidade de Saúde da Família (USF e UBS) onde é atendido, o paciente é orientado sobre onde realizar a coleta das amostras biológicas.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Serviço – O Lacen funciona no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe, das 6h30 às 17h, com limitação de 200 fichas por dia. A rede do Lacen atende a uma média de 750 pacientes ao dia, sendo 200 na sede e 550 nos postos de coleta. Todas as análises são feitas no Lacen, que é responsável pelo transporte do material coletado nos postos em recipiente adequado, conforme requisitos do Sistema da Qualidade e as normas de Biossegurança. O telefone de contato é o (83) 3218–5065.

“O Lacen Municipal tem a missão de prestar atendimento à população de João Pessoa e aos Municípios pactuados, realizando exames laboratoriais de patologia clínica de baixa, média e alta complexidade com qualidade, confiabilidade, rapidez e confidencialidade aos que procuram os seus serviços”, explica Patrícia Gusmão.

Site – Para facilitar a vida dos usuários, o Laboratório dispõe de um site. Nele é possível imprimir os resultados dos exames, buscar orientações sobre como se preparar para a realização dos exames, visualizar os endereços das salas de coleta e ainda saber as atualizações sobre as atividades realizadas pelo Lacen.

O site do laboratório é o lacen.joaopessoa.pb.gov.br/

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube