Fechar

Fechar

Jornalista comenta pesquisa e teme pelos efeitos do extremismo

Da Redação. Publicado em 16 de setembro de 2018 às 12:04.

A nova pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na noite de ontem, contribui para o afunilamento de alguns cenários e/ou tendências na corrida sucessória em curso.

O primeiro deles parece indicar que Jair Bolsonaro (PSL) já ´reservou´ uma vaga no 2º turno, apesar do altíssimo índice de rejeição (44%).

Com duas semanas de horário eleitoral gratuito no rádio e TV, ao que tudo indica não somou nada para Geraldo Alckmin (PSDB) a ´overdose´ de espaços que desfruta nesses meios de comunicação.

O resultado da pesquisa – que você pode ler no paraibaonline.com.br – https://paraibaonline.com.br/2018/09/sai-nova-pesquisa-do-datafolha-bolsonaro-cresceu-novamente/ – também indica o definhamento de Marina Silva (Rede) à medida que se aproxima o reencontro com as urnas.

Ciro Gomes (PDT), que foi ´isolado´ pelo PT quando do processo de formação de coligações, parece novamente instado a travar outra luta desigual nesse processo: disputar a 2ª vaga com o ´sucessor´ de Lula, Fernando Haddad (PT), que deu um importante ´pulo´ nas intenções de voto, desde que foi ungido oficialmente à condição de candidato, no começo desta semana.

Foto montagem/Paraibaonline

Foto montagem/Paraibaonline

Na balada que as coisas vão se encadeando, talvez Ciro seja compelido a ´tomar´ de Alckmin a bandeira que o ´tucano´ empunhou dias atrás: a do ´voto útil´.

O crescimento da intenção de votos para Haddad deve ser creditado à região Nordeste.

O dado concreto é que a fotografia de momento do quadro eleitoral nos leva à projeção de uma provável disputa extremada, no segundo turno, que poderá empurrar o Brasil para mais quatro anos de impiedosa confrontação e radicalismo, com reflexos perversos e inimagináveis na já cambaleante economia.

Espero estar REDONDAMENTE enganado, mas corremos o risco de, em setembro de 2019, estarmos plagiando o escritor Marcelo Rubens Paiva e dizendo ´Feliz Ano Velho´.

*fonte: coluna Aparte, com o jornalista Arimatéa Souza, e informações da rádio Jovem Pan. Para ler a coluna inteira, acesse AQUI.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube