Fechar

Fechar

IX Reunião Internacional da Waterlat-Gobacit acontece na Paraíba

Ascom. Publicado em 5 de setembro de 2018 às 12:12.

A Universidade Estadual da Paraíba, a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e a rede Waterlat-Gobacit  instalaram na última segunda-feira (3), o IX Encontro da Rede Interdisciplinar, que acontece até o dia 7 de setembro, no Centro de Formação de Professores, em João Pessoa.

Foto: Ascom

O encontro, que acontece pela primeira vez no Nordeste, discute “Água, Direitos e Utopias: prioridades no processo de democratização da Política de água” reunindo pesquisadores, autoridades políticas e atores sociais para debater a questão da água em mais de 40 atividades em formatos de mesa redonda, oficinas e sessões plenárias.

O coordenador geral da Rede, José Esteban Castro, do Conselho Argentino de Investigação Científica e Tecnológica, explica que as reuniões Internacionais da Rede têm sido um ponto de encontro importante para seus membros, ao tempo que promove a interação entre colegas e atores sociais da região anfitriã do encontro.

Nas reuniões da Waterlat-Gobacit são discutidos projetos de investigação, docência e intervenção, dentro das questões relevantes para Rede, assim como dos processos políticos, sociais, culturais, econômicos, tecno-estruturais, administrativos de políticas públicas que caracterizam a gestão e serviços baseados no uso de água. Além das atividades acadêmicas. Esteban chama atenção ainda para outras atividades, a exemplo dos da roda de conversa onde os movimentos sociais serão os protagonistas de uma discussão sobre água.

Marcionila Fernandes, do curso de Relações Internacionais da UEPB e  coordenadora local do evento, ressalta a importância da realização desse encontro no Nordeste, uma vez que para além dos desafios naturais, a questão da água passa pela compreensão e ação políticas.

Foto: Ascom

Além dos coordenadores geral, Esteban Castro, e local, Marcionila Fernandes, integraram a mesa de abertura, a representante da UEPB, Ângela Ramalho, Coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Regional; Bruno Valença Guedes, da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); André Monteiro Costa,  da Fiocruz); Salomão de Sousa Medeiros, do  Insa e  Cláudio Furtado, da Fapesq.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube