Fechar

Fechar

Saúde divulga número de pessoas que deixaram de fumar nos últimos anos em Campina

Da Redação*. Publicado em 31 de agosto de 2018 às 9:19.

De 2007 a 2017, pelo menos 3.279 pessoas procuraram os grupos de controle ao tabagismo da Secretaria de Saúde de Campina Grande, para deixar de fumar.

Desse total, 1.150 homens e 2.129 mulheres procuraram as unidades de saúde. A faixa etária dos que procuram o serviço varia de 18 a 89. Os desistentes somam 900 pessoas e os que de fato pararam são 2.478 pessoas.

De acordo com a coordenadora do grupo, Maria Gentil, os números são bons.

– Muitos estão firmes até hoje sem fumar. Temos contato com algumas pessoas e elas estão felizes, porque a qualidade de vida delas hoje é muito diferente – disse.

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom-CG/ Arquivo

Maria Gentil explicou que equipes são capacitadas para atuar nos grupos nas unidades de saúde. Estes são formados por até 20 pessoas, e são realizadas reuniões semanais durante um mês.

– Levamos informações através de vídeo, dados, mostrando os perigos de fumar. Depois de um mês as reuniões passam a ser quinzenais. Na segunda fase do tratamento, começa-se a administrar a parte medicamentosa, que recebemos do governo federal através do governo do Estado. Esta medicação é grátis e basta só querer deixar de fumar. Ficamos com essas pessoas durante seis meses e trabalhamos com palestras motivacionais – disse.

Ela ressaltou que muitas pessoas desistem antes de concluir todo o processo, ou só ficam indo às reuniões até começarem a receber os medicamentos, que tem posologia apenas para 15 dias, para que os fumantes voltem aos postos de saúde.

Os interessados em participar de algum grupo devem se dirigir aos postos de saúde a que são lotados ou à Unidade de Saúde Francisco Pinto, no Centro de Campina Grande, onde começará um novo grupo no próximo dia 4 de setembro.

*As informações são da Rádio Campina FM

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube