Fechar

Fechar

Projeto garante troca de recicláveis por alimentos em João Pessoa

Da Redação com Ascom. Publicado em 18 de agosto de 2018 às 9:17.

Foto: ascom

A população de João Pessoa produz, em média, 21 mil toneladas de lixo domiciliar por mês. Outro dado que chama atenção é que cada morador consome cerca de quinze litros óleo por ano. O descarte correto desse material e o seu reaproveitamento é um dos grandes desafios dos centros urbanos.

Pensando nesse problema, a vereadora Helena Holanda (Progressistas), apresentou na Câmara Municipal de João Pessoa o Projeto de Lei Ordinária 736/2018 que cria o programa “Jampa Verde”, que garante a troca de lixo reciclável e óleo de cozinha por alimentos. A iniciativa visa combater a fome e minimizando descarte de materiais e desse produto no meio ambiente, promovendo a reutilização sustentável e ambientalmente adequada.

De acordo com a autora do projeto, o programa terá início com a implantação experimental, cabendo à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), elaborar um projeto piloto elegendo áreas específicas da cidade para início das atividades.

Serão ampliadas a estrutura e as ações do programa do “Banco de Alimentos” da Prefeitura Municipal de João Pessoa para atendimento ao “Jampa Verde”, que será gerido pela autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), conjuntamente com as Secretarias do Meio Ambiente (Semam) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O projeto determina que todos os recursos financeiros obtidos pela Sedurb, com a comercialização dos resíduos e óleo recicláveis, serão revertidos, para custeio do programa inclusive para Compra dos Alimentos, e para melhoria e ampliação das ações do programa.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube