Fechar

logo

Fechar

PMJP realiza atividades preventivas direcionadas à saúde do homem e de planejamento

Secom/JP. Publicado em 12 de agosto de 2018 às 13:14.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Área Técnica de Saúde do Homem, realiza ações preventivas durante todo mês de agosto nas Unidades de Saúde da Família (USF). São atividades especiais para o público masculino, alusivas ao mês dos pais, discutindo temas de valorização à paternidade. Neste ano, a ação tem como tema: Sou pai, tenho direitos!

As ações buscam um envolvimento familiar, com a participação do homem no cuidar de si e de toda família. “Junto com as profissionais da atenção básica, estamos buscando promover o engajamento dos homens nas ações do planejamento reprodutivo, no acompanhamento do pré-natal, no momento do parto e nos cuidados que envolvem o desenvolvimento da criança, com a possibilidade real da melhoria na qualidade de vida”, explicou Kessio Brito, coordenador da área técnica da saúde do homem.

Além das ofertas de cuidados nas Unidades de Saúde da Família, com serviços como atendimento médico e odontológico, aferição de pressão arterial, peso, altura, vacinação, corte de cabelo e rodas de conversa sobre as políticas de assistência à saúde do homem no Sistema Único de Saúde (SUS), há também orientação sobre o acesso à vasectomia e planejamento familiar, realizado pelo Hospital Municipal Santa Isabel.

Valorização da Paternidade – O mês de valorização da paternidade foi instituído pelo Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial que integra profissionais do Ministério da Saúde (MS), de organizações governamentais e não governamentais, universidades e demais pessoas e instituições interessadas. Na rede municipal de saúde de João Pessoa, a ação é baseada em um dos eixos prioritários da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish): O eixo de Paternidade e Cuidado.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Saúde do Homem – A área técnica em Saúde do Homem tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos sócio-culturais e político-econômicos. Essa linha de cuidado trabalha políticas de acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, e as doenças prevalentes entre a população masculina.

O coordenador da área técnica de Saúde do Homem da SMS, Késsio Brito, explica que culturalmente o homem resiste em cuidar de si e de sua saúde, e isso vem contribuindo para índices cada vez maiores de agravos e danos à saúde desse homem. Ele destaca a importância da promoção e incentivo aos hábitos saudáveis. “Saúde não é apenas quando se está com algum sintoma ou doença, mas os cuidados que são tomados antes. Não é por nunca ter tido um problema de saúde que não precisa haver o cuidado”, afirmou.

Os serviços ofertados à saúde do homem estão distribuídos por toda a rede pública de saúde, desde a Atenção Básica, com atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Centros de Atenção Integral a Saúde (Cais) até a Atenção Especializada e Rede Hospitalar ofertando consultas especializadas em urologia e proctologia, cirúrgica para vasectomia, pequenas cirurgias de bolsa escrotal, testículo, cordão espermático e pênis.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube