Fechar

logo

Fechar

IV edição do HackFest começa nesta quinta-feira em João Pessoa

Secom/JP. Publicado em 16 de agosto de 2018 às 8:40.

O IV HackFest + Virada Legislativa: ‘Por uma Sociedade Politicamente Participativa’, tem início nesta quinta-feira (16), às 15h, na Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes, no bairro do Altiplano.

O evento, também realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), visa promover o debate e conhecimento para o enfrentamento direto à corrupção através do uso da tecnologia e educação.

A quarta edição do HackFest tem entrada gratuita e o encerramento está previsto para o próximo domingo (19).

Foto: Secom/JP

Foto: Secom-JP/ Arquivo

O HackFest é um movimento tecnológico cujo propósito se remete ao combate direto à corrupção, entendida como uma das principais causas para o desencadeamento da pobreza e miséria social.

Logo após a abertura solene do evento, às 15h30, haverá uma palestra de Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), seguida da palestra do ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário.

A secretária adjunta da Controladoria-Geral do Município (CGM), Ludinaura Regina Souza, destaca a importância do HackFest para a cidade e, principalmente, para a sociedade.

“É um evento que aproxima cada vez mais a sociedade da discussão sobre transparência e o combate à corrupção. Além de debater os temas, ele também traz vários segmentos da sociedade que atuam nesta área, a exemplo do Ministério Público, Tribunal de Contas e diversas ONGs”, afirmou.

Ela lembra que, nesta quarta edição, o evento tem três dimensões ou eixos. O primeiro é a Maratona Tecnológica, onde foram selecionados 200 maratonistas que devem desenvolver aplicativos voltados para o combate à corrupção.

O segundo eixo é a Virada Legislativa que deve, com o apoio de tutores especialistas, desenvolver propostas de projetos de lei de iniciativa popular e estruturar campanhas de mobilização para angariar o apoio necessário para sua apresentação ou de outras causas já em curso.

O terceiro e último eixo são as palestras, painéis e oficinas que irão tratar das temáticas, tudo com o enfoque voltado na transparência e combate à corrupção.

Durante quatro dias, nomes importantes dentro da temática vão participar, a exemplo de Roberson Pozzobon, que é membro do Ministério Público e atuou na operação Lava Jato.

A quarta versão do Hackfest é apoiado na mobilização coletiva de profissionais, estudantes de diversas áreas correlatas à gestão pública, como Tecnologia da Informação, Contabilidade, Administração, Direito, entre outros, sempre em conjunção de esforços para o desenvolvimento e produção de soluções tecnológicas avançadas, como aplicativos ou jogos, que atuem na promoção do controle e conscientização social quanto aos gastos públicos.

O HackFest é organizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ministério Público da Paraíba (MPPB), Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Laboratório Analytics e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O evento tem o patrocínio do Banco do Brasil, do Governo Federal e da Energisa.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube