Fechar

logo

Fechar

Estado disponibiliza novo serviço que previne infecção pelo vírus HIV

Secom/PB. Publicado em 3 de agosto de 2018 às 11:11.

O Complexo Hospitalar Clementino Fraga, referência estadual no combate às doenças infectocontagiosas, unidade integrante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está disponibilizado um novo serviço cujo objetivo é a prevenção à infecção pelo vírus HIV. Trata-se da Profilaxia Pré-Exposição – PrEP, método que impede que o vírus causador da Aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

A Profilaxia Pré-Exposição consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais ‘antes da exposição sexual’ ao vírus, visando uma redução na probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo da PrEP é prevenir a infecção pelo HIV e promover ao indivíduo uma vida sexual mais saudável.

Conforme critérios de elegibilidade, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a PrEP é indicada principalmente para trabalhadores e trabalhadoras do sexo; travestis e transexuais; gays e homens que fazem sexo com homens; casais sorodiferentes (sorodiscordantes) que se relacionam sexualmente sem o uso de preservativos ou que têm usado a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) repetidamente.

A médica infectologista Adriana Cavalcante reforça que a PrEP serve para evitar que o indivíduo adquira o vírus do HIV antes da exposição, ou seja, é um método de prevenção.

“É um uso contínuo de um medicamento diário, no sentido de evitar essa exposição ao HIV. Seria a mesma ideia de um anticoncepcional, ou seja, você toma todos os dias para evitar gravidez, e na PrEP a medicação é para evitar o HIV. A PrEP não é indicada para quem já tem o vírus HIV, porque já toma um medicamento diferente e também é contraindicado para quem tem problemas renais e alteração óssea grave”, explicou a infectologista Adriana Cavalcante.

As pessoas que estão inseridas em um dos grupos das populações-chave devem procurar o Complexo Hospitalar Clementino Fraga, onde serão atendidas no serviço ambulatorial por uma equipe multiprofissional, passando por aconselhamento e exames laboratoriais.

Após avaliação da equipe, poderão dispor da Profilaxia Pré-Exposição, além de receber os medicamentos no mesmo local do atendimento médico.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube