Fechar

logo

Fechar

Equipes de Saúde da Família realizaram 3,6 milhões de atendimentos em seis meses

Da Redação. Publicado em 12 de agosto de 2018 às 7:54.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

As Equipes de Saúde da Família (ESF) de João Pessoa realizaram aproximadamente 3,6 milhões de atendimentos nos seis primeiros meses deste ano. O número equivale a uma média de 600 mil atendimentos mensais e 20 mil atendimentos diários realizados pelas 200 equipes que atuam na Capital, distribuídas em 100 prédios.

As Equipes de Saúde da Família fazem parte da Atenção Básica e atuam dentro e fora das Unidades de Saúde da Família (USF), atendendo aos moradores de sua área de cobertura. Além das USFs e ESFs, a Atenção Básica de João Pessoa conta com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), farmácias polo, Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf), Academias da Saúde e Consultório na Rua.

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, uma das prioridades da gestão municipal para a Atenção Básica é trabalhar a prevenção.

“Estamos potencializando cada vez mais a assistência e o bom atendimento nas unidades, buscando novas alternativas como a humanização dos serviços e a capacitação dos diversos profissionais que atuam nas unidades de saúde”.

Nas USFs são oferecidos atendimentos básicos para casos como dor de garganta sem febre, cólica abdominal ou menstrual, viroses, febre, resfriados, tosses, vômitos, diarreia, hipertensão leve e mal estar em geral

. Além disso, as pessoas também podem procurar uma USF quando precisar fazer um curativo, nebulização ou verificar a pressão arterial. São realizadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, oferecendo também vacinação, exame citológico, planejamento familiar e ações educativas para os usuários.

Caso o usuário necessite de atendimento especializado ou exames mais complexos, são encaminhados para outros serviços por meio de agendamento.  O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira no período das 7h às 11h e das 12h às 16h. Para ser atendido, é necessário o usuário apresentar o Cartão do SUS.

A dona de casa Marlene Ferreira é moradora do bairro Ernesto Geisel e, para ela, é muito importante o acompanhamento da Equipe de Saúde da Família de sua região. “Além do acolhimento que existe na unidade de saúde, também recebemos as visitas da equipe. Então, é bom saber que posso contar com profissionais preocupados com a saúde da minha família”, comentou.

Unidades Básicas de Saúde – Além das USFs, o município ainda disponibiliza as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os moradores das áreas que não recebem cobertura das Equipes de Saúde da Família.

Ao todo, o município possui cinco UBS distribuídas pela cidade e funcionam no mesmo horário da USF.  São elas: Unidade de Saúde das Praias (Tambaú), UBS Maria Luiza Targino (Bairro São José), UBS Francisco das Chagas Soares (Treze de Maio), UBS Lourival de Gouveia Moura (Alto do Céu) e UBS Mandacaru.

Farmácias Polo – Atualmente, a Rede Municipal de Saúde disponibiliza 51 farmácias pólo para atender a população de João Pessoa. Cada farmácia atende aos usuários das Unidades de Saúde da Família de determinada região e contam com a presença de um farmacêutico para dispensar o medicamento de forma segura e responsável.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Nasf – Para fortalecer o atendimento na Atenção Aásica, existe o Núcleo de Ampliado de Saúde da Família (Nasf), que oferece um complemento multiprofissional às Equipes de Saúde da Família em seu território de atuação.

O Nasf é formado por equipes multiprofissionais compostas por educadores físicos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais. Atualmente, o Núcleo possui cerca de 170 profissionais divididos em 34 equipes.

Academias da Saúde – A Academia da Saúde é um projeto idealizado pelo Ministério da Saúde (MS) que desenvolve atividades como ginástica aeróbica, ginástica localizada, circuito, atividades funcionais e caminhadas orientadas.

Todo o trabalho acontece em parceria com o Projeto João Pessoa Vida Saudável de forma articulada com as USF e as equipes do Nasf. As Academias da Saúde estão localizadas nos bairros do Geisel, Colinas do Sul e Ernani Sátiro.

Consultório na Rua – Com o foco na reabilitação, o Consultório na Rua é formado por equipes que realizam diversas formas de acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial pelo uso do álcool e outras drogas.

A abordagem acontece nas ruas, praças e outros locais públicos da cidade, onde as equipes realizam ações e serviços de distribuição de preservativo, educação em prevenção de DST/Aids, psicologia, enfermagem e encaminhamentos a serviços de atenção à saúde e assistência social.

Gerente Saúde – Implantado no ano passado pelo prefeito Luciano Cartaxo, o programa Gerente Saúde tem o objetivo de melhorar o atendimento nos serviços de Atenção Básica. Cada USF conta com a presença de um gerente que atua como agente multiplicador de uma assistência mais humanizada e facilita a resolutividade de eventuais problemas no serviço.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube