Fechar

Fechar

Versales expõe em Campina Grande desenhos em nanquim sobre papel

Da Redação com Ascom. Publicado em 9 de julho de 2018 às 11:42.

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, Secretaria de Cultura e Teatro Municipal Severino Cabral, através da Associação Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral, expõe até o dia 31 de julho na Galeria de Artes Irene Medeiros “Dismorfia: ensaios da dor”, do artista Versales.

Segundo o artista, deformação e distorção são dois termos que caracterizam o desvio da forma e do sentido original. “Enquanto a deformação possui realidade embutida em sua representação, a distorção evoca um outro conceito, no qual abarca a interpretação psicológica, resultando em uma fantasia como essência construtiva”, afirma.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Versales comenta que as obras foram pensadas a partir dos cinco sentidos que, segundo ele, permitem a percepção física do mundo, sendo esses os instrumentos julgadores da deformidade; quanto à distorção, os juízes são os elementos da psique, mistura de significações dada a realidade, contendo elemento consciente e inconsciente.

“A dismorfia está diretamente ligada à distorção da realidade, independentemente de haver deformação ou não; o indivíduo que a possui potencializa o imaginário e fantasia a deformidade em si. Devido a isso, a dor é presente em seu cotidiano e em suas relações sociais”.

O artista declara ainda que “do mesmo jeito, a forma desenhada em nanquim não é a real, porém lança luz sobre a distorção das compreensões”.

A técnica utilizada é o desenho em nanquim sobre papel. As obras podem ser vistas na Galeria de Artes Irene Medeiros, com entrada franca, das 8h ao meio-dia e das 14h às 21h de segunda a sexta-feira e das 8h às 17h aos sábados.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube