Fechar

Fechar

Samu-JP recebe cinco novas ambulâncias para atendimentos na Capital e Região

Secom/JP. Publicado em 29 de julho de 2018 às 13:26.

Foto: Secom- JP

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de João Pessoa recebeu, nesta sexta-feira, cinco novas ambulância que irão garantir mais agilidades nos atendimentos da Capital e Região Metropolitana. Os novos veículos substituirão os que já eram utilizados pelo serviço desde 2013. Dessas cinco novas ambulâncias, três irão funcionar como Unidades de Saúde Avançada (USA) e duas como Unidades de Saúde Básica (USB).

O Samu conta com 11 ambulâncias para atender para atender a população. Do total, sete delas são do tipo USB e outras quatro do tipo USA. Dez ambulâncias estão à serviço exclusivamente da população da Capital, enquanto uma do tipo USA fica à disposição de usuários da Região Metropolitana de João Pessoa. O quantitativo total de veículos é o recomendado pelo Ministério da Saúde, de acordo com a população local.

A coordenadora geral do Samu, Érika Rivenna, destaca que as novas unidades móveis chegam para propiciar mais dinâmica aos atendimentos.

“São veículos novos, portanto, já devemos entender que estes propiciarão um melhor rendimento ao condutor, além disso, são mais espaçosos e contam com sistemas de comandos individualizados e avançados. Tudo isso oferecerá mais conforto e praticidade nos atendimentos, tanto para usuários, como para os socorristas”, revelou.

Ambulâncias – As Unidades de Suporte Avançado (USA) atuam como uma UTI Móvel, possuindo equipamentos como monitor multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e medicações específicas, além de todo material e equipamentos para imobilização, possuindo uma equipe composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista.

As Unidades de Suporte Básico (USB), contam com materiais para curativo, imobilização e acesso venoso, além do desfibrilador automático externo (DEA) e uma equipe composta por condutor socorrista e enfermeiro. Já as motolâncias são conduzidas por técnicos de enfermagem.

Serviço – O Samu é um serviço de saúde que funciona 24 horas por dia, atendendo a população no socorro e encaminhamento às unidades hospitalares de João Pessoa. Para entrar em contato com o Samu, basta ligar para o número 192 e responder às perguntas dos atendentes que estão de plantão.

Quando uma pessoa liga para o 192, quem atende a ligação é o telefonista auxiliar de regulação médica. A ligação é registrada e, em seguida, é feita a classificação de risco pelo médico regulador, que avalia a necessidade do envio de motolância, USB ou da USA. Os protocolos de atendimento e a classificação seguem um padrão internacional.

O Samu João Pessoa faz a regulação de 60 municípios e, para isso, conta com cinco técnicos auxiliares de regulação médica, dois radioperadores e quatro médicos a cada plantão de 12 horas. A composição de toda equipe está de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde.

Perfil de atendimento do serviço – Para ser acionado, o usuário deve ligar para o número 192. A ligação é gratuita. São atendidas vítimas de desmaios com perda da consciência, mal súbito, problemas cardíacos e respiratórios de início súbito, convulsão, crises epilépticas, dor no tórax de origem súbita, pressão baixa ou alta, trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o feto, problemas psiquiátricos em crise.

O Samu deve ser acionado também em casos de trauma com envolvimento de vítimas com: sangramentos, hemorragias, intoxicações acidentais, engasgos, envenenamento e tentativas de suicídio, afogamentos e choques elétricos – desde que haja acionamento em conjunto com os bombeiros pelo telefone 193; quedas, fraturas e queimaduras graves, acidentes de trânsito com vítimas, e se elas estiverem presas nas ferragens, acionar também os bombeiros 193.

A Polícia Rodoviária Federal 191, junto com o Samu 192, deve ser acionada para acidentados na BR. Já, quando se tratar de ferimentos por arma de fogo e arma branca, o serviço deve ser acionado em conjunto com a Policia Militar 190.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube