Fechar

logo

Fechar

Hospital Universitário de Campina Grande adere à campanha Julho Bordô

Da Redação com Ascom. Publicado em 18 de julho de 2018 às 22:21.

Foto: Ascom

Você já ouviu falar em Julho Bordô? Este mês, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) participa dessa campanha nacional de saúde, desenvolvida com o objetivo de conscientizar a população sobre o combate e a ​prevenção de lesões orais em pacientes oncológicos.

Quem precisa de quimioterapia agressiva ou radioterapia para tratamento de câncer está sujeito a essa complicação (mucosite oral), que prejudica a qualidade de vida do paciente.

Segundo o professor William Melo Junior (docente da Universidade Federal de Campina Grande, instituição a qual o HUAC é vinculado), a mucosite oral é uma das complicações mais frequentes, sintomáticas e preocupantes da quimioterapia e radioterapia. Geralmente, dura de duas a quatro semanas.

“Desde 2013, desenvolvemos um projeto de extensão universitária na UFCG focado em laserterapia. O objetivo é adotar a tecnologia laser de baixa intensidade, para remir e prevenir as lesões orais decorrentes do tratamento neoplásico”, explicou.

Foto: Ascom

LANÇAMENTO

A campanha Julho Bordô foi lançada no HUAC-UFCG, no dia 12 deste mês, com um concerto do grupo Cordas & Sopros na ala de oncologia pediátrica do hospital. A apresentação musical integrou o Festival de Música de Campina Grande e faz parte do projeto “Laserterapia e ações transdisciplinares na oncologia pediátrica”, que possui uma linha chamada “A arte invade o hospital”. O trabalho inclui atividades lúdicas e educativas com o objetivo de humanizar o tratamento dos pacientes.

Para o superintendente do hospital, professor Homero Rodrigues, esse tipo de ação tem uma importância enorme. “Esses pacientes passam uma grande parte do tempo internados, às vezes dois, três meses, e precisam de alguma atividade lúdica que os motive e levante seu astral. Não só a medicação, não só o diagnóstico é importante, mas, no caso de crianças, a brincadeira e a música são importantes para a recuperação”.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube