Fechar

Fechar

Gestores estaduais discutem estratégias para ampliar cobertura vacinal na Paraíba

Da Redação com Secom/PB. Publicado em 11 de julho de 2018 às 18:30.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), por meio do Núcleo de Imunização, reuniu gestores regionais, nesta quarta-feira (11), para tratar de assuntos referentes à cobertura vacinal. O encontro aconteceu no Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB).

O objetivo da reunião foi discutir com as gerências regionais de saúde as estratégias tomadas para ampliar a cobertura vacinal no estado. O encontro também teve o intuito de alinhar as ações da campanha de multivacinação que irá ocorrer em agosto.

As discussões foram baseadas em três pilares: abastecimento de imunobiológicos e seringas, alimentação do sistema de informação e estratégias de busca da população para a vacinação.

No momento, a Paraíba está em alerta com o perigo de doenças que já foram eliminadas, como o sarampo e a poliomielite, serem reintroduzidas.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, destaca que a ação principal para evitar esses novos surtos é a vacinação.

“A estratégia primordial é que a população procure as salas de vacina. Precisa que os pais procurem resgatar essa responsabilidade que a vacina é segura, vai proteger contra doenças que atualmente já estão eliminadas. O risco de uma reintrodução nos traz preocupação, pois são doenças que matavam muito na década de 80 e 90”, disse.

Outro tema abordado na reunião foi a atualização do sistema de informação. De acordo com o gerente da Primeira Regional de Saúde, Fabrício Martins, é de extrema importância que os municípios façam essa atualização com frequência.

“Quando os municípios não alimentam esse sistema regularmente, o Ministério entende que a vacinação não está sendo feita. Para que o MS envie mais insumos de imunização para a Paraíba, precisamos ter esse sistema sempre atualizado”, completou.

Sobre o que foi discutido na reunião, Renata destaca as ações de suporte aos municípios na busca ativa da população.

“Recomendamos que cada gestor municipal convoque sua equipe para saber qual estratégia foi utilizada no primeiro quadrimestre de 2018 com relação a essas coberturas vacinais, para avaliá-las. Estamos fortalecendo o grupo técnico da SES para dar suporte e apoio aos municípios”, finalizou.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube