Fechar

Fechar

Diretora do Iphaep justifica indeferimento de projeto do Capitólio

Da Redação*. Publicado em 31 de julho de 2018 às 11:46.

A diretora executiva do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estado da Paraíba (Iphaep), Cassandra Figueiredo, falou sobre o terceiro indeferimento realizado pelo Conselho do Patrimônio Histórico em relação ao projeto arquitetônico apresentado pela Prefeitura de Campina Grande, para a revitalização do antigo cinema Capitólio.

Ela disse que desde 2010 o mesmo projeto é apresentado e indeferido, porque as ressalvas realizadas são poucas e não contemplam as exigências das normativas estabelecidas para a preservação do patrimônio histórico.

Foto: Paraibaonline

– Nesse período de 2015 para 2018, várias vezes entramos em contato com a Prefeitura e solicitamos disponibilizar nossos técnicos para que fizessem as adequações ao centro cultural, proposto pela Prefeitura para o local, mas respeitando a preservação do prédio, que é tombado. Não obtivemos resposta e até que em uma audiência eles apresentaram, de última hora, uma proposta e, na verdade, eu pensei que estava adequada, mas foi indeferida por unanimidade novamente no Conselho – disse.

Cassandra ressaltou que este Conselho é formado por 18 entidades, como Crea, MPPB, OAB, Conselho de Arquitetura e Urbanismo, dos Arquitetos do Brasil, Iphan e outros.

A diretora desmentiu que o projeto sempre apresentado pela PMCG foi entregue pelo Iphaep, pois segundo ela foi resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso de uma aluna de arquitetura e que foi apresentado ao órgão estadual.

– É sempre levado o mesmo projeto, e as adequações são sempre poucas. Não se pode mexer no gabarito que é referente à fachada, e o projeto da Prefeitura quer aumentar em 4 metros o prédio que é tombado, e isso não pode, segundo os normativos, então fica nesse impasse o tempo todo porque não há flexibilidade de mudança da Prefeitura com relação a essa adequação – ressaltou.

A diretora disse que se a PMCG quiser, o Iphaep disponibiliza técnicos para realizarem, juntos, as adequações necessárias para que o projeto passe novamente pelo Conselho e possa ser aprovado definitivamente.

*Informações da Rádio Campina FM

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube