Fechar

Fechar

Caravana do Coração atende gestantes de alto risco em Patos e segue para o Brejo

Secom/PB. Publicado em 11 de julho de 2018 às 12:10.

A 6ª edição da Caravana do Coração realiza atendimentos nesta quarta-feira (11) na cidade de Esperança e quinta-feira (12) estará no município de Guarabira.

Nessa segunda-feira (9), 23 gestantes foram contempladas com as ações da Caravana na cidade de Patos.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

As atividades aconteceram na sede do Banco de Leite da Maternidade Dr. Peregrino Filho. No local, elas fizeram exames e receberam orientações para preservar a saúde e os cuidados com seus bebês.

Os atendimentos aconteceram durante todo o dia e envolveram 36 voluntários.

No dia 13, serão realizados atendimentos em Itabaiana e o encerramento da Caravana será em Mamanguape, no próximo sábado (14).

No atendimento em Patos, as gestantes receberam orientações de pós-parto e cuidados com o bebê; e foram submetidas a vários exames, a exemplo de testes rápidos de HIV, Hepatite B e C, sífilis, urina, além de terem aferida a pressão arterial e pesagem.

A Caravana conta com obstetras, além de odontólogos e nutricionistas que disponibilizaram orientações para melhorar a dieta e a saúde bucal.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

No total, a Caravana do Coração em Patos atendeu, além das 23 gestantes, 129 crianças de 0 a 12 anos, diagnosticadas com alguma alteração cardíaca, mais cinco delas com microcefalia.

A Caravana, uma ação resultante de parceria do Governo do Estado/Secretaria de Estado da Saúde e a ONG pernambucana Círculo do Coração, com apoio da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), tem o objetivo de realizar um mutirão de triagens, consultas e exames cardiológicos com ajuda de uma equipe multidisciplinar de profissionais de diversas áreas.

A Caravana também realizou capacitações. Ao todo, 202 profissionais da Maternidade Dr. Peregrino Filho, além da Atenção Básica e do SAMU participaram dos treinamentos.

As oficinas foram destinadas para gestores municipais, gerentes regionais de Saúde, gestores dos hospitais e professores das redes de ensino estadual e municipal.

Um destes treinamentos, “Apresentação RCP, discussão do protocolo de pré-natal”, foi ministrado pela médica obstetra Viviane Meneghetti, nas dependências da Maternidade. Participaram da capacitação 35 profissionais da unidade, entre enfermeiros e técnicos.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube