Fechar

Fechar

Secretaria de Saúde de João Pessoa atinge 50% da meta de vacinação

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 2 de junho de 2018 às 8:12.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa atingiu 50% da meta de vacinação que protege contra os três subtipos do vírus da gripe. A SMS faz o chamamento ao público-alvo da campanha a procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima para ser vacinado, de posse do cartão de vacinação, e orienta ao restante da população sobre os cuidados com higiene para evitar a contaminação.

Compõem o público-alvo: os idosos a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e integrantes do sistema prisional. Para ser vacinado, é preciso comprovar que está inserido em um dos grupos.

A campanha de vacinação teve início no dia 23 de abril, com a meta de imunizar aproximadamente 176 mil pessoas na Capital, o que corresponde a 90% da população considerada grupo prioritário. A campanha, que terminaria nesta sexta-feira (1º), vai ser prorrogada até o próximo dia 15, conforme orientação do Ministério da Saúde.

foto: Secom/JP

Como parte da campanha, A SMS vai disponibilizar sete pólos de imunização nos próximos sábados, 2 e 9 de junho. Os postos móveis estarão abertos no período das 11h às 17h. Já nos próximos domingos, 3 e 10 junho, será disponibilizado uma equipe para imunização dos grupos prioritários no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú a partir das 16h

O gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Daniel Batista, destaca que a população não precisa ficar em estado de alerta porque os vírus não são novos, já que circulam pela cidade desde 2010. “Muita gente teve influenza e não sabe, porque o organismo responde de maneira que o indivíduo não percebe”, comenta.

Cuidados básicos – Contudo, Daniel Batista aconselha alguns cuidados básicos que as pessoas devem ter para evitar o contágio. “É preciso ter cuidado ao dividir espaços públicos, como ônibus, trem, avião ou até com aperto de mão.

Tocar em objetos de uso comum, como teclados e mouse, nos locais de trabalho também traz riscos. Por isso, é preciso evitar levar a mão à boca ou ao nariz, após tocar objetos de uso comum, devendo sempre lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel”.

O vírus da gripe entra no organismo através da mucosa das vias respiratórias superiores (nariz e boca), que constituem uma barreira de proteção para vírus e outros micro-organismos. A ingestão de grande quantidade de água hidrata a mucosa e ajuda a combater o vírus.

Prática regular de exercícios físicos fortalece a imunidade do organismo. Com a prática de atividades, o corpo produz mais secreções nasais, o que ajuda na eliminação dos agentes agressores das fossas nasais, impedindo que atinjam os pulmões. Também é importante evitar ambientes secos e frios, fechados e com muitas pessoas, e manter a casa ou local de trabalho limpos e arejados.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube