Fechar

Fechar

Programa Saúde na Escola de Campina promove ação de conscientização sobre obesidade

Da Redação com Codecom/CG. Publicado em 9 de junho de 2018.

fotos: ascom

fotos: ascom

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, através do Programa Saúde na Escola (PSE), promoveu na manhã deste sábado, 09, uma ação de conscientização sobre a obesidade infantojuvenil. O evento ocorreu na Escola Municipal Ceai Antônio Mariz e contou com uma série de serviços de saúde para alunos e a comunidade escolar.

A unidade escolar foi escolhida para receber o projeto “Obesidade em Foco” após um levantamento do índice de obesidade infantojuvenil nas escolas do Sistema Municipal de Ensino. Inicialmente, cerca de 50 alunos realizaram exames e avaliações laboratoriais e durante oito semanas participaram de atividades lúdicas voltadas para redução de peso e qualidade de vida.

A principal atividade do projeto foi a participação dos alunos no game “Just Dance”, onde os estudantes foram submetidos a realizar coreografias de músicas eletrônicas como forma de queimar calorias. Foi o caso do estudante do 8º ano, Suelington Teixeira, 13 anos, que ao fim das atividades conseguiu eliminar três quilos. “Além do game, eu também adotei um hábito alimentar mais saudável”, revelou.

Para comprovar os resultados alcançados com a implantação do projeto, os alunos passaram por novas avaliações neste sábado, como exame de sangue; avaliação de gordura corporal; verificação do risco cardiovascular; aferição de pressão arterial, gordura abdominal, altura e peso; além da avaliação da função pulmonar para verificar a capacidade respiratória dos alunos.

De acordo com a coordenadora do projeto, Danielle Franklin, a proposta é que as atividades realizadas na escola possam ser reproduzidas na saúde pública para um maior controle e combate da obesidade infantojuvenil e doenças associadas. “Além do trabalho com os alunos, nós também realizamos atendimentos com os pais para avaliar se esses adolescentes estão ou não inseridos em um ambiente que favorece o desenvolvimento da obesidade”, disse.

Já para a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), na Secretaria de Educação, Micheline Pires, o projeto garantiu que as crianças e adolescentes tenham o direito de conhecer e praticar hábitos saudáveis e promover uma melhoria na qualidade de vida. “Essa é apenas uma das diversas ações que desenvolvemos nas nossas escolas para a saúde dos alunos”, pontuou, acrescentando que as atividades voltadas ao controle da obesidade vão continuar com supervisão do professor de educação física da escola.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube