Fechar

Fechar

Prefeitura de João Pessoa realiza ações educativas no Dia Mundial do Meio Ambiente

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 4 de junho de 2018 às 15:00.

Seguindo as orientações da Organização das Nações Unidas (ONU), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai promover, durante todo o dia desta terça-feira (5), uma série de ações educativas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A partir das 9h, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) estarão no Parque da Lagoa, demonstrando os serviços prestados pela Secretaria.

Os técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam farão a Demonstração da Poda Programada, no Parque da Lagoa.

As máquinas que fazem a poda e trituram os galhos estarão montadas na Lagoa e os técnicos vão detalhar para a população as técnicas utilizadas no cuidado com as áreas verdes da cidade.

As equipes do Viveiro Municipal de Plantas Nativas vão montar a Tenda Verde e farão a distribuição de mudas de árvores nativas, bem como darão orientação sobre o plantio.

Já os técnicos da Divisão de Estudos e Pesquisas (Diep) farão ações educativas sobre a importância da preservação das áreas de mangue e das nascentes dos rios.

No período da tarde, a partir das 16h, a Tenda Verde será montada no Busto de Tamandaré, para distribuição de mudas e orientações sobre plantio.

As equipes de Educação Ambiental do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam), do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), farão palestras e oficinas em escolas públicas e privadas e em comunidades.

Os educadores participam de uma ação educativa para crianças e adolescentes, no Mangabeira Shopping, em parceria com a TV Cabo Branco. No Condomínio Vista Alegre, dia 6 de junho, os educadores farão palestra para os moradores sobre poluição sonora, com distribuição de mudas de árvores nativas e Cartilhas de Arborização.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Redução da poluição – Este ano, a ONU instituiu a redução da poluição ambiental provocada pelo plástico como tema do Dia Mundial do Meio Ambiente, estimulando o uso da hashtag #AcabeComAPoluiçãoPlástica.

Com este tema, a ONU pretende chamar governos, setor privado, comunidades e indivíduos a reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, que contaminam oceanos, prejudicam a vida marinha e afetam a saúde humana.

De olho na sustentabilidade e na redução de uso de insumos poluentes, a Semam está adotando uma série de práticas internas.

Todos os funcionários da Secretaria são orientados para que reduzam o uso de copos plásticos descartáveis e tragam seus copos, de uso individual.

Na área do jardim, foi instalado o sistema de ecodrenagem, que reutiliza a água de todos os aparelhos de ar condicionado para irrigação, em frente ao prédio da Semam.

Este mesmo sistema está sendo ampliado para outros espaços da PMJP, a exemplo do Gabinete do Prefeito, onde o sistema vai captar a água expelida pelos drenos de quatorze aparelhos de ar condicionado, entre 8h e 17h.

Em 22 dias de expediente no mês, serão armazenados, em média, 1.892 litros de água que serão reutilizados na irrigação do jardim.

Reaproveitamento dos galhos – A Semam está reutilizando, nos jardins da PMJP, o resto de material retirado dos galhos das árvores, durante a Poda Programada. A Poda é feita nas árvores das principais ruas, avenidas, canteiros e praças da cidade.

Os galhos retirados são triturados e transformados em composto orgânico, reutilizado nos canteiros da PMJP e também para adubação no Viveiro Municipal de Plantas Nativas.

O secretário do Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que as expectativas são super positivas para as ações deste 5 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

“Estamos reforçando o cuidado com a nossa casa, adotando uma série de práticas sustentáveis no espaço da PMJP. E esse cuidado se reflete por toda a cidade, como um compromisso de gestão. Neste 5 de Junho temos muito o que comemorar, sem perder o foco nas ações continuadas de preservação e recuperação do nosso patrimônio ambiental”.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube