Fechar

Fechar

Prefeitura de João Pessoa lança a operação ‘Saúde com Segurança’

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 2 de junho de 2018.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou, nesta sexta-feira (1º), a operação ‘Saúde com Segurança’, que irá contar diretamente com a ação das Secretarias de Saúde (SMS) e de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb). A primeira atividade dos guardas municipais foi realizada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Augusto Almeida Filho, em Cruz das Armas.

A iniciativa faz parte do Plano de Segurança, desenvolvido pela Semusb, que vai reforçar a atuação da Guarda Municipal nos hospitais da rede e unidades de saúde.

Para isso, serão disponibilizados 178 guardas civis, que irão trabalhar com o auxílio de cinco caminhonetes, três viaturas e 12 motocicletas. Essa equipe vai atuar na proteção do patrimônio público, garantindo a segurança de usuários e funcionários, além de prevenir delitos.

O secretário da Semusb, Dênis Soares, explicou que a operação ‘Saúde com Segurança’ será realizada de acordo com o plano permanente de segurança e os guardas trabalharão em regime de plantão nas UPAs e hospitais municipais, reforçando ainda as rondas nos postos de saúde.

“A medida se faz necessária para que possamos inibir qualquer episódio de violência nas unidades que compõem a rede de saúde da Capital, além de reforçar a atuação dos guardas civis municipais na cidade. Essa operação é importantíssima para o bem-estar da população e que não haja violência contra os usuários dos serviços de saúde do município, nem contra os profissionais que trabalham nesses locais”, afirmou.

Ele lembrou ainda que os guardas vão trabalhar para coibir os atos de vandalismo contra o patrimônio público, ponto também destacado pelo secretário de Saúde da Capital, Adalberto Fulgêncio.

“A rede de saúde é um bem público, mas que todos devem zelar, pois é através desse bem que garantimos uma assistência humanizada e integral. A parceria com a Guarda Municipal estabelece a integralidade do serviço no cuidado com a população e com o patrimônio público”, frisou o secretário de Saúde.

Foto: Secom/JP

A diretora da UPA de Cruz das Armas, Roberta Barros, lembrou que o apoio dos guardas municipais é fundamental para que o atendimento na unidade seja mais tranquilo e seguro para os usuários.

“Nós já temos o posto da Guarda Municipal aqui que nos dá muito mais tranquilidade para trabalhar. Então, esse reforço da presença dos guardas na nossa unidade vai ser bom para os pacientes e para os funcionários também”, reforçou.

Rede – A assistência hospitalar na Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) conta com quatro hospitais e garante assistência nos casos de média e alta complexidade aos usuários do SUS. Fazem parte da rede o Hospital Municipal Santa Isabel, Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma), Hospital Municipal Valentina de Figueiredo (HMV) e Instituto Cândida Vargas (ICV).

Já a rede pré-hospitalar se estrutura a partir do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em funcionamento nos bairros de Manaíra, Valentina e Cruz das Armas.

Na Atenção Básica, ainda tem as Unidades de Saúde da Família, com 199 equipes de saúde família, distribuídas em 99 prédios, realizando mais de 200 mil atendimentos por mês.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube