Fechar

Fechar

Paraíba supera percentual do Nordeste nas inscrições do ENEM

Ascom. Publicado em 2 de junho de 2018 às 22:03.

A Paraíba superou o percentual do Nordeste de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de alunos concluintes da Rede Estadual de Ensino. O estado registrou média de inscritos de 35%, enquanto, na Região, a média geral é de 33%.

As Escolas Cidadãs Integrais superaram o número do ano passado de 79% de inscritos, e alcançou este ano 91%. O Ministério da Educação (MEC) divulgou o balanço dos inscritos na última terça-feira (29).

De acordo com a avaliação de Robson Rubenilson, gerente executivo do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), os números positivos de inscritos são resultado do incentivo causado pelas 1.794 aprovações em 2017, sendo 240 em entre os cinco primeiros lugares e 67 alunos aprovados em primeiro lugar para cursos como Letras, Administração, Direito, Enfermagem e Medicina.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

As ações de estímulo e preparação que o Governo do Estado realiza através da Secretaria também seriam motivadores, como o PBVest, curso preparatório para o Enem com 8 mil alunos matriculados, material didático específico de revisão e plataforma de estudos disponível aos estudantes.

E o #SeLigaNoEnemPB, movimento de motivação e mobilização dos estudantes para as inscrições para o Enem que aconteceu em João Pessoa em maio, antes do início das inscrições, e contou com mais de 800 participantes, e em Campina Grande, ao término das inscrições com a participação de 2 mil estudantes. Na programação aconteceram oficinas, palestras, orientações, desafios digitais entre outras atividades.

“A mobilização dos estudantes da Rede Estadual para Enem evidencia os bons resultados da escola pública. Atualmente os professores têm a seu dispor diversas ferramentas como plataformas de estudos e laboratórios de ciências, matemática ou robótica que contribuem para uma melhor preparação dos estudantes e assim os encorajam a seguir para o ensino superior através do Enem”, afirmou o gerente do Ensino Médio.

Para Gabriel dos Santos Souza Gomes, gerente operacional de Ensino Médio e gerente das Escolas Cidadãs da Paraíba, “a porcentagem de inscritos das Escolas Cidadãs Integrais mostra o foco que as escolas têm em fazer com que o estudante consiga concretizar os seus sonhos estabelecidos no projeto de vida de cada um. Temos acompanhado cada um de nossos alunos desde a retirada dos documentos até a matrícula na universidade após obter sucesso no ingresso. Isto traz para as famílias a oportunidade de ter uma escola pública, gratuita, que possam colocar seus filhos e saberem que nela eles estão sendo preparados para uma vida de sucesso. Hoje, temos Escolas Cidadãs Integrais em todas as Regionais da Paraíba e nossa meta é universalizar este acesso ainda mais em todo nosso estado”.

Os 35% de alunos concluintes da Rede Estadual de Ensino representam 15.182 inscrições, e 91% dos alunos das Escolas Cidadãs Integrais correspondem a 5.122 alunos.

Nacionalmente, o Enem teve 5.513.662 inscritos confirmados, número inferior ao do ano passado que foi 6.731.203. Neste ano, 6.774.891 fizeram a inscrição, mas 18,7% não pagaram a taxa e não foram confirmados no exame.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube