Fechar

Fechar

Nova coluna de Arlindo Almeida: Pobre Brasil?

Da Redação. Publicado em 3 de junho de 2018.

POR: Arlindo Almeida

O líder mexicano Porfírio Diaz (1830-1915), disse certa vez: “Pobre México, tão longe de Deus  e  tão  perto  dos  Estados  Unidos”. Parafraseando  Diaz,  poderíamos dizer:  Pobre Brasil, tão longe de Deus e tão perto dos brasileiros?

Os tormentosos dias vividos pelos brasileiros, deixam uma série de indagações e são matéria para uma profunda reflexão sobre o que somos e o que queremos ser. Qual o destino que queremos dar ao Brasil?  Qual o legado para as futuras gerações?

Inegável  que  o  Brasil  possui  um  dos  mais  altos potenciais  de  desenvolvimento  entre todas as nações do mundo, mas esse é um estado inacabado, que necessita de esforço, união  e  objetividade  nos  propósitos  e  nas ações  para  que  se  torne  algo  concreto.  O potencial  inexplorado,  ou  indevidamente  explorado,  pode  colocar  um  país  na  rota errada e não conduzir a nada.

O  fato  é  que  o  Brasil  vem  desperdiçando  as  repetidas  oportunidades  que  se  lhe ofereceram  para  promover  o  seu  desenvolvimento  em  bases  sólidas  e  consistentes, numa espécie de voo de galinha, processo de instabilidade que acontece de novo com regularidade. E os brasileiros já se acostumaram com isso, gerando uma espécie de sono letárgico; tanto faz como tanto fez!

Deixando de aproveitar as oportunidades geradas pelo último ciclo de crescimento da economia mundial, na década passada, mergulhamos na crise moral e na roubalheira sem precedentes, que não poupou nem instituições da república nem empresas.

O produto interno bruto do país, soma do que produzimos em um ano, em queda em 2015 e 2016, e que em 2017 experimentou ligeira recuperação, volta a preocupar. Em 2018, a expectativa do mercado de crescimento acima de 2,5%, sofreu duro revés como resultado da paralisação dos caminhoneiros, e aponta, agora, para número inferior a 2%.

Clique aqui para ler a coluna na íntegra

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube