Fechar

Fechar

Fiep e Senai integram Comitê Gestor de Cidade Criativa da Unesco

Da Redação com Ascom. Publicado em 2 de junho de 2018.

A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) e o Senai estão entre os parceiros estratégicos do comitê que coordenará as ações desenvolvidas em João Pessoa para que a capital caminhe em passos firmes para sua consolidação como cidade criativa dentro e fora do país.

João Pessoa está entre as oito cidades brasileiras reconhecidas pela Unesco, por sua economia criativa. Esse reconhecimento aconteceu no final de 2017, quando a capital foi reconhecida como referência pela criatividade e escolhida para participar do Programa Cidade Criativa da Unesco, como a única cidade brasileira destacada pela riqueza do artesanato e da cultura popular.

A Rede de Cidades Criativas facilita a partilha de experiências, conhecimentos e recursos entre as cidades membros, como forma de promover o desenvolvimento das indústrias criativas locais e promover a cooperação mundial para o desenvolvimento urbano sustentável.

A primeira Reunião do Comitê Gestor do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco aconteceu esta semana. O Sistema FIEP/SENAI através da Gerência de Articulação Institucional esteve participando da reunião com o objetivo de contribuir para as propostas e sugestões que fortaleçam os pontos positivos que a capital já apresenta na área de desenvolvimento econômico, social e cultural.

foto: ascom

Nesta primeira reunião, o comitê formalizou os participantes do Grupo Gestor, definiu normas de funcionamento, discutiu a composição de câmaras temáticas, além de elaborar o Plano de trabalho 2018 e definir as atribuições e responsabilidades dos participantes envolvidos.

Cidades Criativas – A Rede de Cidades Criativas foi criada em 2004 para promover o desenvolvimento social, económico e cultural de cidades de países desenvolvidos e de países em desenvolvimento. As cidades que se candidatam à rede procuram promover a criatividade local e partilham o interesse na missão da Unesco em relação à diversidade cultural.

Logo que a cidade esteja nomeada para a rede, pode partilhar experiências e criar novas oportunidades para si e para outros numa plataforma global, nomeadamente para as atividades baseadas no “turismo criativo”.

Criatividade Mundial – No mundo inteiro 64 cidades de 44 países compõe a Rede de Cidades Criativas da Unesco para promover a inovação e a criatividade como principais impulsionadores de um desenvolvimento urbano mais sustentável e inclusivo. Essa Rede tem atraído interesse crescente de autoridades locais.

A Rede de Cidades Criativas procura desenvolver a cooperação internacional entre as cidades que identificaram a criatividade como um factor estratégico para o desenvolvimento sustentável, no âmbito de parcerias, incluindo os sectores público e privado, organizações profissionais, comunidades, sociedade civil e instituições culturais em todas as regiões do mundo.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube