Fechar

Fechar

Coluna de Padre Assis: Domingo, dia santo

Da Redação. Publicado em 3 de junho de 2018.

Por Padre José Assis Pereira

A liturgia deste Domingo convida-nos a nós cristãos, meditar sobre a celebração do Dia do Senhor. A Bíblia fala do “sábado”, em hebraico “shabbat” que quer dizer “repouso”, dia festivo para os judeus, consagrado ao Senhor, Domingo, “dies domini” para os cristãos.

A prescrição do sábado é uma das mais sagradas instituições para os israelitas. Na narração do livro do Gênesis vemos Deus descansar no sétimo dia, depois de completar a obra da criação (cf. Gn 2,1-3). Dentre os dez Mandamentos, aquele que é formulado de um modo mais amplo e circunstanciado é o que diz respeito à “observância do sábado”. A finalidade é a sua “santificação” e consiste no direito a um dia de descanso semanal.

A celebração do sábado tem uma grande dimensão social, exclui qualquer trabalho, o mandamento é universal: não só para as pessoas livres, mas também para os escravos, os estrangeiros e até para os animais. Garantindo assim o direito ao descanso, sobretudo aos pobres que se veem assim protegidos pela lei divina (cf. Dt 5, 12 – 15):

“Guarda o dia do sábado, para o santificares, como o Senhor teu Deus te mandou. Trabalharás seis dias e neles farás todas as tuas obras. O sétimo dia é o do sábado, o dia do descanso dedicado ao Senhor teu Deus. Não farás trabalho algum…”

CONTINUE LENDO AQUI

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube