...

Campina Grande - PB

UFCG pratica projetos para economizar água e já reduziu em 70% o consumo

05/05/2018 às 21:53

Fonte: Da Redação

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está realizando vários projetos para economizar a água consumida no prédio. A mudança tem sido feita devido a troca da encanação antiga, do monitoramento do consumo de água, através de um software, e até o uso de um lago para irrigar o gramado e plantas.

Através do projeto de mestrado do engenheiro civil, Antônio Leonar, a prefeitura universitária já reduziu cerca de 70% do consumo de apenas adotando práticas como: mudança na encanação antiga, no sistema automático de fechamento de torneiras, melhorais nas caixas de água, entre outros. O sistema foi implantado em 2015 e o retorno do investimento deve acontecer em quatro anos.

Foto: Reprodução/ TV Paraíba

Foto: Reprodução/ TV Paraíba

Outra novidade que está ajudando na economia de água da instituição, é a criação de um sistema digital de monitoramento do consumo, que está sendo desenvolvido por estudantes e professores de engenharia.

Eles criaram um hidrômetro digital que deve ser instalado em cada prédio da universidade, para medir o consumo de água.

Ele é acoplado através de um software e as informações como: o período do dia com maior consumo, quando há um vazamento ou falta de água, são transferidas em tempo real para um computador.

O aparelho está em fase de testes e deve ser implantado já no segundo semestre do ano.

Outra forma usada para a economia, é usar a água de um lago na irrigação de gramados e plantas que ornamenta o campus.

*Com informações da TV Paraíba

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons