Fechar

Fechar

UFCG: II Jornada de Sociabilidades discute possibilidades de reinvenção da cidade

Da Redação com Ascom. Publicado em 16 de maio de 2018 às 11:13.

Como jovens, artistas, moradores de bairros nobres e da periferia, estudantes e diversos outros atores sociais elaboram e experienciam as múltiplas formas de viver na cidade? De que forma esses atores diversos percebem fenômenos sociais que atingem a todos, como a violência urbana e as restrições para a mobilidade no espaço público?

Essas são pautas prioritárias na II Jornada de Sociabilidades, cujo tema será Viver e (Re)inventar a cidade: percepções, experiências e práticas.

O evento, que acontecerá na quinta-feira, 17, na sala 15 do Hall das Placas da UFCG, é promovido pelo grupo de pesquisa Sociatos, vinculado aos cursos de graduação e pós-graduação de Ciências Sociais da UFCG.

Coordenado pelo professor e pesquisador Vanderlan Silva, o Sociatos estuda fenômenos urbanos, um dos motivos pelos quais o grupo decidiu adotar o tema das cidades como o foco do debate para a II Jornada.

“Pensar as condições de vida na cidade, com suas dificuldades, alternativas e resistência, constitui a razão principal para a escolha do tema cidade na nossa segunda Jornada”, justificou o professor Vanderlan.

A ideia é pensar sobre a cidade a partir das práticas e percepções de seus moradores, estudiosos e pessoas que vivem o espaço urbano através das artes, da militância política e de outros canais de expressão.

“A expectativa é que a jornada contribua com reflexões que possam colaborar na elaboração de projetos e políticas públicas que favoreçam a melhoria de vida das populações, particularmente em Campina Grande”, afirmou o coordenador do evento.

A II Jornada de Sociabilidades tem programação prevista para iniciar às 8h com a mesa Cidade: projetos e práticas, cujos debatedores serão a arquiteta Ainda Pontes e o sociólogo Tiago Fernandes.

À tarde, a partir das 14h, quatro debatedores participarão da mesa sobre A cidade e suas múltiplas vivências. O último debate está previsto para as 19h e terá como tema Idas, vindas e (i)mobilidades.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.

Programação

II Jornada de Sociabilidades – Viver e (Re)inventar a cidade: percepções, experiências e práticas

Data: 17 de maio

Local: Sala 15 – Hall das Placas UFCG

8h – Mesa 1: A cidade: projetos e práticas

Debatedores:

Aída Pontes – Arquiteta

Tiago Fernandes – Sociólogo

Coordenação: Jakeline Pereira e Deyse Luna Freire (membros do Sociatos)

14h – Mesa 2: A cidade e suas múltiplas vivências

Debatedores:

Odair Santos – Praticante de Parkour

Maria Goretti – Mãe de santo e militante

Juliana – Profissional do sexo

Clara Farias – Mulher negra, lésbica, feminista, estudante de Arte e Mídia

Raiff  “Badu” – Estudante de arquitetura e artista de rua

Coordenação: Marco Aurélio (Antropólogo –UFPB) e Mariana Cavalcanti (Membro Sociatos)

19h – Mesa 3: Idas, vindas e (i)mobilidades

Debatedor:

Antonio Marcolino – STTP

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube