Fechar

Fechar

Trauma realizou mais de 7 mil atendimentos em abril e diretor critica retaguarda

Da Redação*. Publicado em 4 de maio de 2018 às 9:18.

Apenas no último mês de abril o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, de Campina Grande, realizou mais de sete mil atendimentos.

A questão, segundo o diretor da unidade, Geraldo Medeiros, é que a maioria dos casos não foi referente a trauma, mas sim a doenças gerais como apendicite, infecção, vesícula, entre outros, que poderiam ser realizados em hospitais do município e também particulares.

– Essa estatística revela o grau de complexidade e de resolutividade do maior hospital do Estado. Então essa demanda não é só de trauma, mas de outras doenças. Se observa que o hospital deixou de ter um perfil de trauma e evoluiu para ser um hospital geral em função da precariedade da retaguarda de hospitais da cidade. Esses pacientes não têm para onde ir e resolver seus problemas de cirurgias e passam meses sem realizar, complicando ainda mais o caso, e se dirigindo para o Trauma são acolhidos e resolvidos seus problemas – criticou.

Foto: Paraibaonline

Medeiros reclamou também dos hospitais particulares, que não têm atendimento 24h, o que tem causado um grande fluxo de casos de urgência e emergência

– O paciente que tem uma emergência de otorrino, por exemplo, no final de semana ou na madrugada, mesmo que tenha plano de saúde e queira pagar particular, não existe especialistas disponíveis 24h – disse.

O médico ainda ressaltou que pelo menos 50% dos pacientes são oriundos de Campina Grande e 45% a 50% de outras cidades do interior da Paraíba. Além disso, o hospital também é referência em trauma para estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte e até Ceará, segundo ele, por conta da agilidade e resolutividade em todas as especialidades, o que tem gerado bônus mas também ônus ao hospital.

Ele ainda revelou que até pacientes oncológicos são direcionados ao Trauma, pois é o único hospital da cidade de portas abertas.

*As informações são da Rádio Campina FM

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube