Fechar

Fechar

Projeto de revitalização do Capitólio vai expandir atividades culturais e comerciais

Da Redação com Codecom/CG. Publicado em 11 de maio de 2018 às 10:41.

O projeto arquitetônico da Prefeitura Municipal para revitalização do Cine Capitólio e da Praça Clementino Procópio, na área central da cidade, deverá ser executado no início do segundo semestre.

Há praticamente três anos, a Prefeitura de Campina Grande apresentou o projeto de revitalização não apenas do prédio que oferece riscos à população, mas a revitalização de toda a área, a partir do modelo de PPP (Parceria Público-Privada), que já foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Campina Grande, sem comprometimento de recursos municipais.

Fotos: Codecom/CG

De acordo com o prefeito Romero Rodrigues, a meta do governo municipal é a reconstrução do Capitólio e a revitalização da Praça Clementino Procópio, o que vai melhorar consideravelmente o centro da cidade, oferecendo aos campinense mais uma área de lazer com segurança.

Até que as obras sejam iniciadas, de acordo com o prefeito Romero Rodrigues, a Defesa Civil e as secretarias de Obras e Planejamento deverão tomar todas as providências para isolar a área e evitar qualquer tipo de sinistro no local.

Ainda conforme Romero, a nova área contará com duas salas de cinema, biblioteca, espaços gastronômicos, cafés e boxes para outros tipos de comércio.

“É nossa pretensão oferecer à cidade, principalmente aos alunos da rede pública de ensino, um espaço cultural e cinema gratuito todas as segundas-feiras. Agora é avançar na liberação das questões técnicas para que a Prefeitura possa dar continuidade no processo licitatório”, afirmou.

A grande meta do projeto é revitalizar e conservar toda a fachada original do Cine Capitólio, preservando as características e diretrizes arquitetônicas da data da sua desapropriação.

O uso interno do antigo cinema seguirá programa temático de necessidade cuja distribuição espacial contempla modelo arquitetônico de multiuso voltado para o lazer e à cultura, com salas de cinema, livraria, café, espaço para exposição de arte e salas comerciais.

Ainda de acordo com o projeto já aprovado na Câmara Municipal, toda a fachada arquitetônica externa será conservada e revitalizada mediante os padrões de preservação sugeridos pelo Iphaep e pela Secretaria Municipal de Obras.

Caso o concessionário altere a estrutura arquitetônica tombada pelo patrimônio histórico do Estado, o contrato de concessão será rescindido automaticamente e as benfeitorias uteis, necessárias e voluptuárias, feitas no imóvel, serão incorporadas ao patrimônio público.

Conforme o projeto, durante o prazo de vigência da concessão, o concessionário dará vigilância armada e eletrônica, assim como a manutenção e conservação da Praça Clementino Procópio, com as especificações técnicas a serem definidas no contrato de concessão de uso do antigo Cine Capitólio.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube