Fechar

Fechar

Professores cobram do governador da Paraíba assinatura do PCC

Da Redação. Publicado em 31 de maio de 2018.

Foto: Paraibaonline

foto: Paraibaonline

Os professores das escolas da Rede Estadual de Ensino paralisaram as atividades nesta quarta-feira, 30, para protestar pelo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria.

Conforme a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), Soraia Cordeiro, a motivação da categoria em paralisar as atividades novamente é para sensibilizar o governador Ricardo Coutinho (PSB) para que ele assine o PCCR, que já foi revisado pela segunda vez.

– Ele tem até o dia 5 de julho para assinar o PCCR. Umas das coisas que ele prometeu em campanha é que dobraria o piso e assinaria o PCCR, mas ele está saindo e nem dobrou o piso e nem assinou o PCCR. Ele está dobrando a bolsa, mas aí saímos de uma categoria assalariada para uma categoria bolsista. Recebemos bolsa, mas quem é aposentado não tem e quem é prestador de serviço ganha muito mesmo. Além desse ponto, o que é mais gritante é o PCCR, pois se ele não assinar esse plano até julho, nada nos garante mais e vamos ter que começar a discutir tudo de novo – externou.

Segundo Soraia, os professores deixam de se aposentar para não perderem as bolsas e gratificações, que são de 40%, que não são incorporadas no piso salarial.

Já a secretária do Sintep, Socorro Ramalho, comentou sobre a situação das Escolas Cidadãs em tempo integral e destacou que os professores dessas escolas trabalham 40h semanais, mas só recebem por 30h mais uma bolsa.

Ela destacou não há estruturas nessas escolas, pois faltam merendeiras, mesmo com a merenda garantida, e que todo início de mês a diretoria das Escolas Cidadãs tem que resolver problemas nos contracheques dos professores, além de ameaças sofridas pelos docentes em grupos de whatsapp.

– Isso se chama desorganização. A gerência regional está praticamente aleijada desse processo das Escolas Cidadãs. É muito complicado. O Estado precisa, efetivamente, implementar essa democracia e republicanismo que tanto se fala – salientou

As declarações repercutiram na Rádio Correio FM, nesta quarta-feira (29).

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube