...

Campina Grande - PB

Prefeitura de João Pessoa realiza ‘Dia D’ da vacinação contra gripe neste sábado

12/05/2018 às 8:49

Fonte: Da Redação com Secom/JP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste sábado (12), o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.  Idosos a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis devem procurar o posto de saúde de referência mais próximo de sua casa ou irem à Praça da Paz, no bairro dos Bancários, a partir das 9h.

Outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional também deverão ser imunizados.

“A vacinação contra gripe pode proteger a população contra as formas mais graves da infecção provocadas pelo vírus Influenza, o que é facilmente transmitido por meio de secreções das vias respiratórias e por meio do contato com objetos contaminados”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da SMS.

Em João Pessoa, a Campanha de Vacinação contra a Gripe teve início no dia 23 de abril, com um cronograma dividido por grupos prioritários, com objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças.

As doses protegem contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B).

“Ressaltamos que o Centro Municipal de Imunização, estará vacinando contra a gripe apenas os grupos de gestantes, puérperas, idosos e crianças, obedecendo o cronograma de vacinação já definido pela Secretaria Municipal de Saúde”, destacou Daniel Batista, gerente da Viep. “Os demais grupos devem procurar as unidades de saúde de referência para imunização”, completou.

foto: Secom/JP

Ao longo da campanha serão disponibilizadas mais de 196 mil doses da vacina. Para ser vacinado, o usuário deve compor um dos grupos prioritários para vacinação e comprovar estar inserido no grupo no momento da imunização. As vacinas estarão disponíveis em todas as salas de vacinação das Unidades de Saúde da Família (USFs).

Como prevenir – A principal medida de prevenção da gripe é a vacinação. Porém, os profissionais de saúde orientam sobre a importância para higiene das mãos e dos ambientes.

“Deve-se lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Se isso ocorrer, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável, além de não compartilhar alimentos ou copos e toalhas de uso pessoal”, orientou Fernando Virgolino.

Pessoas com qualquer tipo de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, como também não devem usar medicamentos sem orientação médica e procurar o médico ou unidade de saúde mais próxima.

Contraindicações – A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Saiba onde serão os postos móveis e os horários de funcionamento para este sábado:

Praça da Paz – Abertura da Campanha (das 9h às 16)

Supermercado Extra – Epitácio Pessoa (das 8h às 17h)

Shopping Manaíra (das 10h às 17h)

Shopping Mangabeira (das 10h às 17h)

Shopping Tambiá (das 9h às 17h)

Supermercado Atacadão (das 8h às 17h)

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons