...

Campina Grande - PB

PMCG rebate Iphaep e se isenta de responsabilidade sobre estrutura do Capitólio

10/05/2018 às 8:48

Fonte: Da Redação*

Será realizada hoje, 10, mais uma reunião entre a Prefeitura de Campina Grande e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) a respeito do Cine Capitólio.

Em resposta à diretora-geral do instituto, que afirmou que a responsabilidade seria da Prefeitura caso o antigo cinema desabasse, pois o local necessitaria de melhorias na estrutura por parte do proprietário, André Agra ressaltou que desde 2013 existe esse imbróglio e que o projeto para a revitalização do local foi feito pelo próprio Iphaep.

Foto: Paraibaonline

– Quero deixar registrado que tenho respeito pelo órgão e por toda a legislação a respeito da preservação do patrimônio histórico. Em 2013, eu fui ao Iphaep e me foi entregue esse projeto para ser executado em Campina Grande. Fizemos todos os trâmites e aprovamos no Conselho do Patrimônio Histórico, e o Iphaep disse que colidia com a legislação interna dele. Mas nossa proposta arquitetônica é baseada nas cartas nacionais e internacionais e foi mostrado ao Ministério Público. Não estamos querendo passar por cima da legislação – disse.

Agra ressaltou que o projeto da Secretaria de Planejamento é baseado em intervenções feitas em prédios históricos em outras partes do Brasil e do Mundo e inclusive em Bananeiras, que foi aprovada pelo instituto.

– A diferença entre nós e o Iphaep é que queremos aumentar em um terço a fachada do prédio para dar o declive para os dois cinemas que queremos implantar. Isso é uma técnica de ajuste, posição e mantém a caixa histórica e atualiza os traços contemporâneos – disse. A culpa não cabe a mim. O que não pode acontecer é deixarmos de fazer a execução desse projeto, que já deveria estar pronto, e devolver a Campina Grande como espaço artístico e um centro cultural – disse.

*As informações são da Rádio Campina FM

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons