Fechar

Fechar

Coluna de Padre Assis: O mandato universal: Ide e anunciai o Evangelho

Da Redação. Publicado em 12 de maio de 2018 às 13:49.

Por Padre José Assis Pereira

O Sétimo Domingo da Páscoa celebra a Ascensão do Senhor que encerra um ciclo que começou quando Jesus desceu do céu, nasceu da Virgem Maria, morreu crucificado, ressuscitou e agora volta ao Pai. Volta para onde estava, e continua a sua missão com o dom do Espírito Santo, que celebramos no dia de Pentecostes no próximo Domingo.

Contamos nos textos da Liturgia da Palavra com um principio e um final. Leem-se os primeiros versículos do Livro dos Atos dos Apóstolos (cf. At 1,1-11) e os últimos do Evangelho de São Marcos (cf. Mc 16,15-20). Nos Atos narra-se de maneira muito plástica a subida de Jesus aos céus e no texto de Marcos se lê sua impressionante despedida.

São Lucas une o episódio da Ascensão, que marca o fim das aparições do Ressuscitado e o nascimento da Igreja. Ele começa o livro dos Atos com a referência ao mesmo fato com que tinha terminado seu Evangelho; a Ascensão desempenha assim na sua obra um papel importante, a ligação e a distinção entre a história de Jesus e a história da Igreja que então tem seu inicio. Da dramatização Lucana da exaltação e glorificação de Jesus Cristo nasce a festa litúrgica da Ascensão do Senhor.

CONTINUE LENDO AQUI

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube