Fechar

Fechar

Ventosaterapia é ofertada aos usuários da Rede Municipal de João Pessoa

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 8 de abril de 2018 às 8:49.

Abrir os poros e mobilizar a circulação sanguínea e linfática do corpo a fim de desintoxicar o organismo, reduzir dores, desconfortos e estresse. Isso é o que busca a ventosaterapia, técnica milenar que é ofertada gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa aos seus usuários. No tratamento são utilizadas taças de acrílico ou vidro para promover, a vácuo, a sucção da pele e dos músculos.

A fisioterapeuta Weruska Pessoa é uma das profissionais que atua no serviço na SMS. Segundo ela, os benefícios para quem faz o tratamento incluem o alívio de dores locais, interrompendo, inclusive, o uso contínuo de analgésicos e relaxantes musculares. Além disso, a ventosaterapia é uma prática terapêutica que também pode ajudar no tratamento de fadiga, enxaqueca e ansiedade.

“Durante a prática realizamos uma sucção na pele que promove um aumento da circulação sanguínea local, favorecendo a liberação de toxinas, liberação de músculos e fáscias musculares e, consequentemente, diminuição de tensões/rigidez musculares e dores na coluna ou outras articulações”, explica Weruska Pessoa.

D R T . R J . 15855.

Segundo a terapeuta, qualquer pessoa pode submeter-se à prática, com exceção daqueles que apresentarem lesões ou suturas na pele a ser aplicada.

foto: Secom/JP

“A frequência na aplicação das ventosas não segue uma regra, devendo respeitar a necessidade de cada caso. A ventosaterapia pode ser usada isoladamente, como também associada a outros tratamentos como a massagem, alongamentos, acupuntura, auricoloterapia e agulhamento a seco”, comenta.

A prática é ofertada nos três Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics) e nos grupos de convivência nas Unidades de Saúde da Família (USF). Para saber se o grupo da sua USF disponibiliza, basta questionar ao Gerente Saúde. Para ter acesso, o usuário pode ir diretamente ao serviço, sem ser necessário encaminhamento prévio.

Serviço:

Cpics Cinco Elementos – localizado dentro do Parque Arruda Câmara (Bica), bairro do Roger;

Cpics Canto da Harmonia – localizado na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, bairro Valentina Figueiredo. Telefone para contato: 3218-5873;

Cpics Equilíbrio do Ser – localizado na Avenida Sérgio Guerra, bairro dos Bancários. Telefone para Contato: 3214-2921.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube