Fechar

Fechar

Datafolha mostra os reflexos da prisão de Lula na campanha eleitoral

Da Redação. Publicado em 16 de abril de 2018 às 18:04.

A pesquisa divulgada neste domingo, 15,  pelo Instituto Datafolha acerca da sucessão presidencial chegou a surpreender no item mais esperado: a intenção de votos para o ex-presidente Lula: 31%, contra os 37% obtidos no final de janeiro.

Diante do ´megacomício´ – como foi transformada a prisão do petista -, com transmissão permanente das emissoras de TV e de rádio, esperava-se a elevação da intenção de votos, com base numa imaginada comoção social.

A seguir, destaco algumas informações sobre a referida pesquisa, com a renovação da ressalva de que pesquisa, a essa altura, é tão somente uma ´fotografia de momento´, até porque nem as candidaturas estão definidas.

Na simulação com a ausência de Lula no pleito (provável cenário), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva aparecem empatados 17% e 16%, respectivamente.

Marina e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparecem como os principais beneficiários da ausência de Lula no processo.

Para 28% dos entrevistados, Ciro deveria ser o candidato apoiado por Lula nas eleições deste ano.

Foto: Montagem/Paraibaonline

Foto: Montagem/Paraibaonline

Entre os que votam em Lula, 66% declararam que votariam num candidato apoio por ele.

Mas os índices de Fernando Haddad (PT), ex-ministro da Educação, e Jaques Wagner (PT), ex-governador da Bahia, não passam de 2% das intenções de voto nessas simulações.

Conforme a pesquisa, 54% das pessoas ouvidas consideram a prisão do ex-presidente como justa; e 40% acham o contrário.

62% dos ouvidos avaliam que Lula não estará nas urnas em outubro.

50% entendem que Lula deveria ser impedido de participar das eleições; 48% opinaram que não deveria existir impedimento.

Das pessoas ouvidas, 52% declararam que não votariam num candidato apoiado por Lula; 66% não votariam num postulante indicado por Fernando Henrique Cardoso; e 86% não votariam num presidenciável apoiado por Michel Temer.

Para 72% dos entrevistados pelo Datafolha que residem no Nordeste, Lula deveria ter a candidatura aceita pela Justiça Eleitoral.

Aliás, no questionário da pesquisa, aplicado no Nordeste, sem Lula na chapa, o percentual de votos em branco, nulos ou ´nenhum candidato´ (somados) salta de 14% para 34%.

*fonte: coluna Aparte, com informações uol

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube