...

Campina Grande - PB

Curso de Edificações do Senai PB obtém a 2ª melhor nota em avalição nacional

14/04/2018 às 9:30

Fonte: Da Redação com Ascom

fotos: Ascom

O Curso de Edificações do Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal, do Senai, em Bayeux obteve a 2ª melhor nota entre os Departamentos Regionais do Senai no Brasil, no Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica – SAEP, obtendo 593,7 pontos na avaliação.

Segundo o Instrutor Paulo Júnior, esse resultado na prova nacional SAEP/2017, é “oriundo do apoio da diretoria regional do Senai, e sobretudo das práticas metodológicas que elevam o processo de aprendizagem fazendo a união da teoria e prática, pois os espaços de ensino noSenai José William Lemos Leal, já se configuram como modelos de canteiros de obras, levando os estudantes a perceberem as competências que serão exigidas em prática profissional”.

A avaliação aconteceu em 2017 e foi realizada através de provas objetivas online, e provas práticas, envolvendo alunos que concluíram no mínimo 80% da carga horária dos cursos técnicos no Senai.

Os gestores das Unidades e professores também participaram respondendo questionários contextuais, sobre os cursos.

O curso de Edificações ofertado pelo Senai CFP JWLL, possui carga horaria de 1200 horas teve sua primeira turma no dia 26 de agosto de 2013, e ofertado nos turnos manhã e tarde, com aulas de segunda á sexta.

Além disso, para realizar este curso, o Senai conta com corpo de instrutores profissionais capacitados com formação superior e técnica na área, e com ampla experiência no canteiro de obras, além de tecnologias vinculadas a área da construção civil.

O Objetivo do Curso de Técnico em Edificações é formar profissionais para a área de construção civil em edificações, capazes de planejar, executar, supervisionar e controlar os sistemas e processos construtivos de uma edificação, cumprindo as legislações específicas, as normas de saúde e segurança do trabalho, as normas relacionadas ao meio ambiente e à qualidade.

Para tanto o curso é dividido em módulos: o básico, que visa proporcionar o desenvolvimento de competências para a identificação dos componentes, tipologias e etapas de construção de uma edificação, compreendendo a importância da Construção Civil para a economia do país e identificando as instituições dedicadas ao setor e suas funções.

Em seguida, o estudante passa a requer informações de aulas especifica de sua área com os componentes dos módulos:  especifico I, especifico II, especifico III, os quais o habilitará para receber o diploma de técnico em edificações.

O SAEP tem a finalidade de analisar, em âmbito nacional, os cursos de educação profissional técnica de nível médio, utilizando como indicador a proficiência dos alunos. É composta de Avaliação Objetiva (on-line), que é aplicada em todos os alunos, e de Avaliação Prática, aplicada de forma amostral para os alunos que fizeram a prova objetiva.

Tanto a prova objetiva, com questões de múltipla escolha, como a prova prática (de execução), baseada em situações-problema, visam produzir diagnósticos e referenciais de qualidade dos cursos e do alcance dos perfis profissionais, bem como promover maior visibilidade da formação profissional.

Com foco em competências, a avaliação propõe investigar o grau de desenvolvimento das capacidades básicas, técnicas e de gestão previstas no Itinerário Formativo, ou seja, verificar o alcance das competências necessárias ao desempenho da ocupação, conforme preconiza a Metodologia Senai de Educação Profissional.

Informações adicionais sobre o Curso de Edificações do SENAI, podem ser obtidas através do telefone: (83) 2108-8700.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons