Fechar

logo

Fechar

Coreia do Norte vai fechar base nuclear em maio, diz governo de Seul

Da redação com G1. Publicado em 29 de abril de 2018 às 9:41.

foto: Corpo de Imprensa da Cúpula Inter-Coreana

O governo da Coreia do Sul informou neste domingo (29) que a Coreia do Norte ofereceu realizar um ‘desmantelamento público’ do seu centro de testes atômicos de Punggye-ri em maio, por causa do seu compromisso de desnuclearização assumido no encontro histórico entre Kim Jong-un e o presidente sul-coreano Moon Jae-in na sexta-feira (27).

Segundo o comunicado da Casa Azul, a presidência da Coreia do Sul, o compromisso de Kim Jong-un é que a desativação do complexo seja acompanhada não apenas pelos dois países, mas também por especialistas e a imprensa.

A Casa Azul revelou ainda que o líder da Coreia do Norte afirmou no encontro que não é “o tipo de pessoa que dispara armas nucleares”. “Embora tenha minhas reservas com Washington, as pessoas verão que não sou o tipo de pessoa que dispara armas nucleares para a Coreia do Sul, o (Oceano) Pacífico ou os Estados Unidos”, disse Kim a Moon durante a conversa.

“Se nos reuníssemos regularmente com os americanos para sedimentar a confiança e eles prometessem pôr fim à guerra e não nos invadir, para que manteríamos então um arsenal nuclear e viveríamos em condições tão difíceis?”, explicou Kim a Moon, segundo detalha o escritório presidencial de Seul.

Outra decisão revelada por Seul neste domingo trata da volta das Coreias ao mesmo fuso horário. Segundo comunicado do governo sul-coreano, o líder norte-coreano disse no encontro de sexta-feira que a Coreia vai adiantar o relógio em meia hora para que o horário entre os dois países volte a coincidir.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube