Fechar

logo

Fechar

UFCG recebe suporte de americanos para o ensino de inglês

Da Redação com Ascom. Publicado em 8 de março de 2018 às 11:35.

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) terá uma boa oportunidade de imersão na cultura norte-americana e prática da língua inglesa.

 A partir de abril, a instituição ganhará um reforço de dois recém-graduados dos Estados Unidos que atuarão como bolsistas do Programa Capes/Fulbright de Assistente de Ensino de Língua Inglesa (English Teaching Assistant – ETA).

Os assistentes integram o grupo de 120 cidadãos norte-americanos e falantes nativos que darão suporte em atividades dos cursos de Letras e de extensão em língua inglesa do Programa Idiomas Sem Fronteiras (ISF) de 40 instituições federais de ensino superior brasileiras. Os profissionais ficam no Brasil até novembro deste ano.

Foto ilustrativa: Reprodução/ Internet

A atuação dos assistentes objetiva contribuir para a elevação da qualidade dos cursos de bacharelado e/ou licenciatura em Letras, Língua Inglesa, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica.

Para o coordenador geral do ISF da UFCG, professor Claydstone Chaves, o diálogo com povos de outras nacionalidades gera uma troca satisfatória de experiências acadêmicas diversas, como no caso da vinda dos assistentes americanos para a UFCG.

“Haverá um maior estímulo à atração de mais alunos e pesquisadores visitantes estrangeiros para a nossa instituição. Além disso, a UFCG poderá enviar mais estudantes ao exterior para fazerem cursos de graduação, mestrado e doutorado, contribuindo, assim, para o que entendemos por um processo de dinamização do sistema e da captação do conhecimento novo”, explicou.

O professor acrescenta que os dois assistentes que chegaram à UFCG no início de março receberão orientação e supervisão pedagógica do ISF, uma vez que não são da área de Letras.

O Programa Capes/Fulbright de Assistente de Ensino de Língua Inglesa oferece bolsas a estudantes norte-americanos, recém-formados ou com alguns anos de experiência, para atuarem como assistentes de ensino de inglês em universidades federais brasileiras.

A bolsa tem duração de nove meses. Os aprovados recebem auxílio mensal no valor de U$1,600, seguro saúde, passagem aérea, auxílio-instalação e auxílio-pesquisa.

A Comissão Fulbright no Brasil é responsável pela colocação do bolsista na instituição de ensino e cidade onde irá atuar.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube