Fechar

Fechar

Stiupb diz que Campina reduziu perdas por vazamento de água

Da Redação com Ascom. Publicado em 3 de março de 2018 às 10:33.

Graças ao profissionalismo dos seus funcionários e os investimentos que foram feitos pelo Governo do Estado na Cagepa, Campina Grande tem se destacado não apenas por aumentar os investimentos em saneamento básico, mas também por reduzir significativamente o índice de perdas na distribuição de água potável (vazamentos, roubos, etc), caindo do percentual de mais de 40% para 24,53%, superando, inclusive, João Pessoa, com 40,28%.

As informações foram recebidas pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas na Paraíba (Stiupb), Wilton Maia Velez.

Para o presidente do Stiupb, a Cagepa sempre era tratada com viés político-partidário em outras gestões e as respostas sobre os vazamentos eram desconsideradas por seus gestores.

“A Cagepa apresentou um superávit de mais de R$ 60 milhões recentemente e está investindo um montante considerável na construção de adutoras, levando água a quem precisa. Obviamente que estamos procurando melhorar ainda mais. Vazamentos ainda acontecem porque muitos deles são no período da noite”, lembrou o presidente do Stiupb.

foto: Paraibaonline

De Acordo com levantamento do Ministério das Cidades, divulgado em 31 de janeiro deste ano, Caruaru tem um índice de perda de 34,86%; Recife, de 61,16%; Jaboatão dos Guararapes, 46,17; Mossoró, de 56,81%; Juazeiro do Norte, de 48,41% e Petrolina, de 39,97.

O estudo usa dados oficiais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades – ano base 2015. O trabalho avalia a evolução dos indicadores de água, esgotos, investimentos e perdas de água nas maiores cidades brasileiras.

“Campina Grande apresenta um índice de perda por distribuição e por ligação jamais alcançada”, destacou Wilton Maia.

SOBRE SANEAMENTO 

Estudo elaborado pelo Instituto Trata Brasil revela que dois municípios paraibanos estão muito bem posicionados no novo Ranking do Saneamento Básico das 100 maiores cidades brasileiras.

O levantamento mostra que Campina Grande ocupa a 18ª posição no País, sendo a segunda melhor do Nordeste. Na 42ª colocação geral, João Pessoa aparece em 1º lugar entre as capitais nordestinas e a 9ª no Brasil.

Em comparação ao estudo divulgado no ano passado, Campina Grande subiu 11 posições, saltando da 29ª colocação no ranking de 2016 para a 18ª no dia 2017. Assim como João Pessoa, a Rainha da Borborema também aparece entre as 16 cidades no Brasil em que 100% da população urbana é atendida com água tratada.

Quem quiser fazer alguma reclamação sobre vazamento de água nas ruas, é só ligar gratuitamente para a Cagepa, no número 115.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube