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Semas realiza reunião intersetorial sobre benefício assistencial

Da Redação com AOL. Publicado em 14 de março de 2018 às 18:15.

Na última terça-feira, 13, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Campina Grande, por meio da Proteção Básica, promoveu o primeiro encontro entre o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e o INSS – Instituto Nacional e Seguridade Social, para uma reunião intersetorial sobre o benefício assistencial.

O encontro aconteceu no auditório do Sine Municipal.

A reunião intersetorial vem para efetivar as parcerias entre o INSS e a Prefeitura Municipal, através da gestão da Assistência Social, onde presta atendimento aos usuários.

Muitos desses são requerente do benefício de prestação continuada (BPC), que tem como objetivo proteger as pessoas idosas e os com deficiência em face de vulnerabilidade agregada à insuficiência de renda.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), por sua vez, atua nos território de vulnerabilidade e risco social, identificando os fatores sociais e pessoais, assim como as limitações médicas através da avaliação médica.

Sendo caracterizada a necessidade do usuário requerer o benefício, a equipe técnica do Centro de Referência garante o direito, elaborando um relatório social.

Esse relatório informa ao requerente sobre a realização do Cadastro Único, como a sua atualização dos dados a cada dois anos.

Segundo Ozana Oliveira, assistente social do INSS, a parceria entre INSS e CRAS vem trabalhando sempre de forma articulada, promovendo tanto a inclusão previdenciária como assistencial.

“Nós temos facilitado o acesso de quem realmente tem direito, que muitas vezes pela falta de informação tem o direito negado. A partir de parcerias como a da Semas, o número de procura pela beneficiário do BPC vem se fortalecendo e crescendo”, destacou a assistente social.

Além de garantir maior agilidade dos usuários no requerimento, o CRAS disponibiliza informações atuais e seguras sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“Vejo de grande importância, pois há falta de esclarecimento do público. O CRAS vem como facilitador na retirada do benefício”, disse Lucíola Braz, psicóloga do CRAS Ramadinha.

Para aqueles que têm duvidas sobre o beneficio ou solicitou o requerimento é necessário se dirigir a um CRAS que atua no seu território de abrangência.

Em caso de dúvida pode-se fazer contato com equipes da SEMAS, por meio do número 3310-6275.

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