Fechar

logo

Fechar

Leia a coluna de Padre Luciano Guedes: Cultura de paz

Da Redação. Publicado em 4 de março de 2018 às 14:45.

(*) Pe. Luciano Guedes

A Campanha da Fraternidade traz este ano o tema “Fraternidade e Superação da Violência”, com o objetivo de vivenciarmos no âmbito de nossa espiritualidade quaresmal a dimensão da caridade, convite renovado à nossa conversão pessoal e comunitária.

Na reflexão proposta, podemos destacar o conceito de “cultura de paz” como constitutivo fundamental na busca de compreendermos as diversas violências, desde o campo da subjetividade humana e suas interrelações até a complexidade do espaço público, envolto nas circunstâncias mais diversas como o trânsito das cidades, a segurança, o combate ao crime organizado, etc.

Ao falarmos de cultura nos remetemos necessariamente à ideia de “cultivo”, “plantação”, ou seja, cultura é aquilo que continuamente semeado vai tornando-se costume, referencial e, finalmente, se direciona de modo mais amplo para o que nomeamos de processo civilizatório. Pela cultura garantimos a sobrevivência, as possibilidades de existência e a identificação coletiva de um grupo humano.

CONTINUE LENDO AQUI

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube