Fechar

Fechar

Estado realiza formatura de profissionais em residências médica e multiprofissional

Da Redação com Secom/PB. Publicado em 6 de março de 2018 às 13:45.

O Governo do Estado realizou, nessa segunda-feira (5), a solenidade de formatura dos concluintes dos Programas de Residência Médica em Pediatria e Residência Multiprofissional em Saúde da Criança período (2016\2018), do Complexo de Pediatria Arlinda Marques.

A cerimônia aconteceu no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), em João Pessoa.

O evento foi promovido em parceria com as Comissões de Residência Médica (Coreme) e Multiprofissional (Coremu), com apoio do CRM-PB e do Hospital Arlinda Marques.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

Na ocasião também foram recepcionados os residentes aprovados no processo seletivo para os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, Residência Uniprofissional da Saúde em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Residência Multiprofissional em Saúde da Criança, e Residência Médica em Anestesiologia, Medicina de Família e Comunidade, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria.

Além dos formandos, novos residentes e suas respectivas famílias, estiveram presentes na solenidade o coordenador do Programa de Ginecologia e Obstetrícia, Roberto Magliano, a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional, Gilsandra Fernandes, o diretor geral do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-RH), Fernando Lopes, o coordenador da Residência Médica, Gualter Ramalho e a secretária de Saúde da Paraíba, Cláudia Veras.

Roberto Magliano parabenizou os formandos e os profissionais que iniciaram as residências, e falou sobre a importância da ocasião.

“Este é o coroamento de uma trajetória de sucesso. A partir de agora, você serão reconhecidos como profissionais especialistas, cada um na sua respectiva área. Não posso deixar de reconhecer o esforço do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde. Esses programas são de extrema importância como ferramentas estratégicas para o estado da Paraíba. Pegamos pedras brutas e as lapidamos, assim hoje vocês podem brilhar com mais intensidade”, disse.

A formanda da Residência em Pediatria, Caroline de Fátima Andrade, falou sobre suas impressões quanto ao programa.

“Foram dois anos de muito estudo e dedicação. O processo foi engrandecedor, aprendi muita coisa com tantos profissionais excelentes, humanos, além de um corpo docente altamente qualificado. Tanto em qualidade de ensino quanto em relacionamentos interpessoais, posso dizer que os dois anos de residência foram maravilhosos. Ultrapassou minhas expectativas e hoje estou muito feliz por estar concluindo mais essa etapa”, disse Caroline.

Claudia Veras falou sobre os desafios e as conquistas relacionadas aos programas de residências.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

“É uma noite de celebração para todas as pessoas que estão nesse espaço de formação profissional na Paraíba. A gente vem enfrentando desafios diários, mas estamos trabalhando para continuar contribuindo com esse legado. O SUS também é um espaço de formação de profissionais e que bom que podemos estar favorecendo a formação desses profissionais. Os desafios para fazer a gestão da saúde são enormes, e um deles é a questão do subfinanciamento da saúde. Tivemos a oportunidade de compreender o que isso significa e colher frutos daquilo que a gente vem plantando ao longo dos anos. Aumentamos o número de vagas e especialidades nas residências multiprofissionais e os núcleos profissionais que participam. O SUS não é um espaço de solidão, e sim de solidariedade, e este espaço nos motiva a continuar enfrentando os desafios para oferecer saúde pública de qualidade para a população da Paraíba”, concluiu Cláudia.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube