Fechar

logo

Fechar

Coluna de Padre Assis: O mistério de um Deus crucificado

Da Redação. Publicado em 24 de março de 2018 às 11:52.

Por Padre José Assis Pereira

Chegamos ao sexto domingo da Quaresma, com o qual tem inicio a Semana Santa o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. Começa a grande semana litúrgica que nos conduz ao Tríduo Pascal, à paixão, morte e ressurreição do Senhor; “mistério pascal”, centro de nossa fé e liturgia cristã.

A Semana Santa é um tempo de profundas e piedosas vivências religiosas; o mistério do Deus “entregue por nós” e a força de sua ressurreição, nos convocam a contemplar a Cruz que é o triunfo do amor sobre o ódio, a esperança frente toda desesperança.

No século IV os cristãos empenhavam-se por imitar os últimos passos da vida de Jesus, desde sua entrada em Jerusalém até sua ressurreição. Para isso celebravam nos mesmos locais e procuravam manter até os mesmos horários destes últimos acontecimentos de Jesus. Dai os relatos de uma celebração que procurava recordar a entrada de Jesus na cidade santa. Da igreja-mãe de Jerusalém, esse costume foi se espalhando para todas as demais igrejas. A entrada solene de Jesus em Jerusalém entre palmas e hosanas foi assim incorporada como abertura da Semana Santa.

CONTINUE LENDO AQUI

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube