Fechar

logo

Fechar

Coluna de Arlindo Almeida: Dia da Mulher

Da Redação. Publicado em 11 de março de 2018 às 20:07.

Foto: Leonardo Silva/ Paraibaonline

*POR: Arlindo Almeida

 

Tudo teve começo há exatos 161 anos, no dia 8 de março de 1857, nos Estados Unidos. Foi quando operárias de uma fábrica têxtil de Nova Iorque se sublevaram.  Elas recebiam, por igual tarefa, 1/3 do salário dos homens e cumpriam uma jornada diária de 16 horas, que desejavam reduzir para 10. Como castigo, foram trancafiadas em uma das fábricas e houve um grande incêndio que matou aproximadamente 130 operárias.

Como homenagem a essas heroínas, em 1910 foi escolhido o 8 de março como DIA INTERNACIONAL DA MULHER, ponto de partida para uma longa jornada de reconhecimento do papel fundamental da mulher na construção do mundo e o seu direito insofismável de igualdade.

De fato, forçoso reconhecer que muitos progressos foram alcançados nesse mais de um século e meio, mas ainda estamos longe de atingir a justa organização social em que todos os indivíduos tenham os mesmos direitos. Segundo a Organização Internacional do trabalho, “ao longo de sua vida profissional, as mulheres continuam a enfrentar obstáculos os mais variados no acesso a empregos dignos”.

Leia a coluna completa clicando aqui 

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube