Fechar

Fechar

Aesa lamenta politização em torno da abertura de comportas de Boqueirão

Da Redação*. Publicado em 6 de março de 2018.

O presidente da Agência de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes, afirmou que está indo para Brasília assinar a autorização da abertura das comportas do açude de Boqueirão, juntamente com a Agência Nacional das Águas.

A medida irá socorrer a barragem de Acauã, que passa por uma dificuldade hídrica, já que Boqueirão está com 14,8% da capacidade total, o que corresponde a 61.111.865 m³.

Além das águas da transposição do rio São Francisco, João ressaltou que Boqueirão tem recebido as águas das chuvas ocorridas nas cidades do Cariri.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

Fernandes lamentou a decisão de alguns vereadores campinenses, que prometeram ir à Justiça para tentar impedir a abertura das comportas de Boqueirão, afirmando que há outros problemas para a Casa de Félix Araújo discutir.

– Vejo com profunda tristeza, pois a Câmara de Campina é uma instituição importante e tem muito o que discutir sobre os problemas do povo. Sabem que a água é um bem de uso comum e que ela vem lá de Pernambuco, lá de Itaparica, atravessa todo o estado pernambucano, chega a Monteiro e de Monteiro desce para o rio Paraíba, para resolver o problema de Campina Grande e do Cariri. Agora alguém se arvora dono da água de Boqueirão e que ela só pode ir pra uma cidade. O povo de Campina, a maioria, sabe que a água é para todos. Essa posição é equivocada, não podemos politizar tudo e quem ainda entende de água são a ANA, a Aesa e os especialistas – reprovou.

João ainda destacou que Boqueirão está recebendo mais água do que gasta e que tem capacidade de garantir a segurança hídrica da região do Compartimento da Borborema.

Em relação à água que será distribuída para a região do Curimataú, João frisou que será possível quando a adutora estiver pronta.

*As declarações repercutiram na Rádio Correio FM, nessa segunda-feira (5).

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube