...

Campina Grande - PB

Procon de João Pessoa dá dicas para as compras antes e durante o Carnaval

06/02/2018 às 15:52

Fonte: Da Redação com Secom/JP

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) orienta aos consumidores pessoenses, através de dicas, para os cuidados que se deve ter antes de ‘cair na folia’ nas compras pertinentes ao Carnaval, como as fantasias e adereços, bem como dos produtos que forem adquiridos durante os festejos momescos.

Quando as compras de artigos de carnaval se realizarem em lojas físicas, o consumidor deve ficar atento para possíveis defeitos, devendo avaliar se o produto está 100%, verificando tamanho e cor.

“A euforia característica que sempre acompanha o Carnaval pode ‘embotar’ o senso do consumidor/ folião na hora da compra. Por isso acho importante divulgar essas dicas para que ele fique atento e não se aborrecer na hora de vestir a fantasia, por exemplo”, diz o secretário Helton Renê.

Outro alerta do titular do Procon-JP é quanto “à velha política de troca, que sempre se transforma em dor de cabeça depois. Como se trata de artigos carnavalescos e adereços que são usados apenas um vez por ano, esse problema é muito menor, mas ainda assim existe, principalmente porque se for um produto que possa ser reaproveitado no ano seguinte ou em outros eventos sociais, o ideal é combinar com a loja um prazo de troca porque, se não for por vício, o estabelecimento não tem obrigação de fazer esse procedimento”.

Promoções – Outro ponto levantando por Helton Renê é quanto às promoções de última hora.

Foto: Ilustrativa

Foto: Ilustrativa

“O consumidor deve ficar alerta para esse tipo de chamamento porque se se deixar seduzir por preços bem mais barato que o normal, a pessoa pode levar para casa produtos defeituosos ou, ainda, ser vítima do chamado preço mascarado. Também não esquecer de sempre pedir a nota fiscal”.

Internet – Para as compras através das lojas virtuais, os cuidados devem ser os mesmos que nas lojas físicas.

“É importante que se verifique a procedência do site, se tem credibilidade e é devidamente registrado com CNPJ e endereço. Ficar atento aos prazos de entrega e preço do frete. Quanto à devolução, o produto pode ser devolvido dentro do prazo de sete dias, contados a partir do recebimento”, disse.

Alimentação – Helton Renê acrescenta que o quesito alimentação é também muito importante.

“Quem pretende fazer refeições fora de casa, além de verificar se o ambiente atende a determinados requisitos de higiene, lembrar que não é obrigado a pagar 10% sobre o valor da conta e também não existe consumo mínimo, além de não haver limite de valor para pagamento no cartão de crédito, se o estabelecimento disponibilizar essa forma de pagamento.

Bebidas – Como esse é um período de grande consumo de bebidas alcoólicas, a pessoa que pretende comprar o produto para o ‘abastecimento’ durante os festejos de momo, deve prestar atenção à data de validade e se o rótulo está lacrado.

“Um conselho importante para quem for consumir em bares e restaurantes, é o de ficar atento na hora de pagar a conta e verificar se o que está no documento ‘bate’ com o que foi consumido. E lembrar de algo muito sério: se for beber não dirija, para que o Carnaval seja realmente de muita alegria”.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons