...

Campina Grande - PB

Opções de diversão e descanso para moradores e turistas no Carnaval em João Pessoa

02/02/2018 às 11:55

Fonte: Da Redação com Secom/JP

Você é daquelas pessoas que gostam da folia ou quer a tranquilidade nesse Carnaval? Pois se planeje que João Pessoa é o lugar certo para as duas opções.

A terceira capital mais antiga do Brasil tem opção para todos os gostos: tanto para quem quer cair na folia ou apenas aproveitar o feriadão para descansar com a família. E a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) oferece uma variada opção de lazer e entretenimento gratuito ou de baixo custo, tanto para turista quanto para os moradores.

“A cidade de João Pessoa tem opção para todos os gostos. A nossa orla é considerada a mais bela do Nordeste e temos as melhores praias do Brasil. Temos também o Centro Histórico que já chama a atenção do turista estrangeiro. Para quem quer se divertir, a cidade também oferece muitas opções e o melhor: pode brincar com segurança. Os turistas que nos visitam ficam encantados, tanto com a cidade quanto pelo nosso povo, tão acolhedor e hospitaleiro”, destaca o secretário de Turismo, Fernando Milanez.

Homenageando a Corrinha do Cafuçu, a PMJP dá início ao ‘Carnaval de Boa – João Pessoa Cidade Criativa’. A festa de momo começa nesta sexta-feira (2), no Ponto de Cem Réis, com show da paraibana Elba Ramalho e da Orquestra de frevo Splok.

Fotos: Secom/JP

Ainda em parceria com a Associação Folia de Rua, o bloco ‘Banho de Cheiro’ traz a Banda Mel no sábado (3) e o bloco ‘As Virgens de Tambaú’ sai às ruas no domingo (4) com a cantora Márcia Fellipe e outras doze atrações, garantindo a animação do público.

Na quarta-feira de fogo (7), é a vez das ‘Muriçocas do Miramar’ invadirem a Avenida Epitácio Pessoa. O bloco de arrasto é considerado um dos maiores do mundo na folia pré-carnavalesca. Dentre as atrações confirmadas para este ano, estão Alceu Valença, Fuba e Os Gonzagas. Neste ano, a ‘quarta-feira de fogo’ homenageia os músicos paraibanos Antônio Barros e Cecéu.

Na sexta-feira (9), é a vez do bloco mais irreverente da Capital: o Cafuçu. Diferencia-se dos demais blocos por seus participantes se fantasiarem de forma exageradamente brega.

A animação fica por conta das troças, que são orquestras que tocam frevo, marchinha de carnaval e outras músicas típicas do Nordeste.

A PMJP ainda apoia diversos blocos de bairros e o investimento total no Carnaval 2018 é de quase R$ 1 milhão.

Já no feriadão de Carnaval, também tem opção para quem quer curtir a folia. É o Carnaval Tradição, que acontece de 10 a 12 de fevereiro, com investimento superior a R$ 460 mil.

A festa, que acontece na Avenida Duarte da Silveira e reúne milhares de pessoas, está completando 104 anos e contará com apresentações de Orquestras de Frevo e Tribos Indígenas, no sábado (10); Orquestras de Frevo, Tribos Indígenas e Escolas de Samba, no domingo (11); e agremiações de Ala Ursa na segunda-feira (12).

Se você é adepto de aproveitar os dias de folga para descansar, a gente começa o roteiro pelas praias. Considerada a orla mais bela de todo o Nordeste, segundo avaliação da revista Viagem de Turismo, João Pessoa ainda foi apontada como um dos roteiros ideais para quem quer passar as férias.

Com uma temperatura de cerca de 28º C o ano inteiro, o município é um convite ao turismo. É na orla que se encontra a Ponta do Seixas, Ponto Extremo Oriental das Américas e onde o sol nasce primeiro no continente.

São 30 quilômetros de uma privilegiada combinação de infraestrutura com movimentadas praias urbanas. As mais visitadas são Cabo Branco, Tambaú, Manaíra, Bessa, Penha e Seixas.

A orla é repleta de bares e restaurantes e tem um calçadão acolhedor, com uma ciclovia onde pessoas de todas as idades compartilham da beleza natural.

O público também pode aproveitar dos passeios a Picãozinho e às piscinas naturais do Seixas, dois paraísos marinhos da capital paraibana.

À noite, o pessoense se reúne na famosa ‘Feirinha de Tambaú’, onde pode encontrar lanchonetes com comidas típicas nordestinas e bares para curtir uma balada.

O roteiro por João Pessoa também passa pelo artesanato, já que ela foi eleita pela Unesco como Cidade Criativa. Recém inaugurado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o espaço já entrou na rota do turismo nacional.

Localizado na Avenida João Cirilo da Silva, no bairro do Altiplano, o Celeiro Espaço Criativo está com exposição de peças e obras de 120 artesãos e 22 artistas plásticos de João Pessoa e cidades próximas. Os trabalhos reúnem, além de artesanato, cultura popular, artes visuais e design.

O espaço funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h, e nos sábados e domingos, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

Chegando ao Centro Histórico, há beleza também por onde se passa. Fundada em 1585, João Pessoa consegue conjugar história e natureza.

A terceira capital mais antiga do Brasil tem prédios com arquitetura barroca, além de igrejas como Mosteiro de São Bento e Centro Cultural São Francisco que proporcionam uma verdadeira viagem ao passado.

Outra parada obrigatória é o Hotel Globo, com uma vista do pôr-do-sol para o Rio Sanhauá, onde a cidade nasceu.

Um dos melhores cartões-postais da cidade é o Parque da Lagoa Sólon de Lucena, totalmente reformado e revitalizado, localizado no ‘coração’ da Capital.

O espaço oferece ótima estrutura de lanchonetes e banheiros para quem deseja sossego em meio ao verde ou praticar esportes como caminhadas, ciclismo e patins, na ciclovia que contorna toda a área.

Para os amantes dos esportes radicais, o Parque conta com parede de escalada e tem uma das pistas de skate mais modernas do país.

Outros pontos que são destaque no passeio são Praça da Independência, Praça Antenor Navarro, Praça Rio Branco, Casa da Pólvora, Casarão 34 e Centro Cultural Pavilhão do Chá.

Em todos esses locais, a PMJP mantém uma programação artística e cultural permanente, intitulado ‘AnimaCentro’. São atrações de teatro, dança, circo, música e cinema, além de exposições e artes plásticas.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons