...

Campina Grande - PB

Leia a coluna de Padre Assis: O Deus dos excluídos

10/02/2018 às 11:38

Fonte: Da Redação

Por Padre José Assis Pereira

Os camponeses da Galileia e nós hoje podemos comprovar que Jesus continua surpreendendo a todos: Deus está chegando, mas não como o “Deus dos justos”, e sim como o “Deus dos que sofrem”. Jesus o profeta do reino de Deus não tem nenhuma duvida: o que preocupa a Deus é o sofrimento dos mais desgraçados; o que o move a agir no meio de seu povo é seu amor compassivo; o Deus que quer reinar entre os homens e mulheres é um “Deus que cura”.

No texto evangélico deste VI Domingo do Tempo Comum (cf. Mc 1,40-45), Marcos nos narra com a sobriedade que lhe é própria, a atitude de Jesus diante da marginalização social e religiosa que representava o drama da “lepra” no antigo Israel. São poucos versículos nos quais transparece como pulsa o coração de Cristo. Trata-se segundo São Marcos, do terceiro milagre realizado por Jesus. Depois de libertar um homem do poder do maligno na sinagoga e de curar a enferma sogra de Simão, agora Jesus liberta um “leproso” da exclusão social.

Os leprosos no evangelho não são as vitimas da “lepra” que a medicina atual conhece como “hanseníase”, mas abrange um conjunto de doenças de pele, que, ao causar erupções, chagas purulentas, psoríase, eczemas etc., provocam repugnância.

CONTINUE LENDO AQUI

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons