Fechar

Fechar

Jack Herbert e Geraldo Borges batem papo com fãs na Estação Cabo Branco

Da Redação. Publicado em 4 de fevereiro de 2018 às 9:36.

fotos: Secom/JP

A 6ª edição da Semana Nacional de Quadrinhos chega ao fim com um bate papo especial para quem é fã desta arte. Na manhã deste domingo (4), Jack Herbert (DC Comics) e Geraldo Borges (Chiaroscuro e DC Comics) estarão, das 10h30 até 12h, na Estação Cabo Branco- Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, conversando com fãs e admiradores de quadrinhos e HQ´s sobre a adaptação dos filmes de heróis em quadrinhos. A conversa terá como mediador Alzir Alves do Rascunho Stúdio. O público tem entrada gratuita no evento.

Outra atividade que integra o evento é um espaço exclusivo para leitura de quadrinhos e revistas de HQ’s, que funciona na sala de práticas educacionais, ao lado do estacionamento. O local ficará disponível, neste domingo (4), das 10h30 às 12h. À tarde, a partir das 14h, no auditório da casa, a produtora Karla Karini, estará no auditório lançando o vídeo documentário “Maria das Marias”, de Henrique Magalhães.

A obra “Maria das Marias” tem duração de 15 minutos de exibição e é um documentário sobre a visão que as mulheres têm em relação ao discurso da personagem paraibana de quadrinhos Maria, do autor Henrique Magalhães.

“A personagem já existe há 40 anos e como as mulheres enxergam suas lutas e militância nos dias atuais? Maria representa a mulher da atualidade?”, estas são uma das reflexões do documentário.

Em seguida, às 14h30, os produtores Daslei Ribeiro e Paloma Diniz, exibem o vídeo “Ramthar – A gênese perdida”. O filme traz a narração de um mundo desolado, em uma terra onde a loucura impera e homens lutam por sobrevivência, um guerreiro não irá se curvar frente à crueldade dos saqueadores e à violência dos poderosos. Essa é a descrição do quadrinho Ramthar, de Mike Deodato e Mozart Couto, mas poderia ser também a descrição do nascimento da própria história em si.

Criação de Deodato Borges e seu filho Mike Deodato Júnior, os desenhos originais da história de Ramthar ficaram perdidos durante anos. O trabalho magistral pelas mãos de Deodato Jr e Mozart Couto nunca seria visto pelos olhos do grande público, desaparecido no abismo dos tramites editoriais por quase 30 anos. A partir das 17h ilustradores, quadrinistas e produtores estarão na Sala de Convenções 1 autografando seus publicações.

Mostra – A exposição “Entre Páginas”, que reúne 22 quadrinistas e ilustradores, permanece no local para visitação do público até o dia 28 de fevereiro. Nela o visitante vai encontrar quadrinhos que foram lançados em 2017 e previsões dos lançamentos para o ano de 2018. Entre os expositores estão: Alberto Pessoa e Alexandre Câmara – UFPB; Mike Deodato – Marvel Comics; Jack Herbert – DC Comics; Geraldo Borges – Chiaroscuro; Gabriel Jardim – Independente; Alzir Alves – Rascunho Stúdio; Henrique Magalhães – Marca de Fantasia; Rodrigo Bezerra – Independente (coletânea RN); Maurício de Souza – Grafics MSP (Chico Bento, Capitão Feio, Astronauta, Jeremias, Mônica: Lembranças); Emir Ribeiro – Independente (Velta); Samuel de Gois – Independente; João Vital – Independente; William Medeiros – Independente; Ricardo Jaime – Chiaroscuro; Isaac Brito – Patmos Editora; Jairo César – Patmos Editora; Val Fonseca – Patmos Editora; Gabi Barbosa – Patmos Editora; Megaron Xavier – Patmos Editora; Raoni Xavier – Patmos Editora; Américo Filho – Patmos Editora; Lelo Alves – Patmos Editora.

História do evento – A Semana foi idealizada pelo arte educador, ilustrador e quadrinista da Estação Cabo Branco, Hausman Santos, que faz parte da equipe técnica do setor de gestão educacional da casa. Segundo ele a Semana Nacional de Quadrinhos surgiu como uma forma de homenagear os desenhistas e quadrinistas pela sua data comemorativa, dia 30 de janeiro, que por sua vez surgiu, por conta do lançamento dos trabalhos do quadrinista Angelo Augustini, desenhista italiano que firmou carreira no Brasil e foi o artista gráfico mais importante do segundo reinado.

A primeira edição aconteceu em 2012 e teve como tema “La Bouche da Paraíba”, uma exposição de lançamento de uma HQ francesa em que reuniu uma coletânea de trabalhos de vários artistas paraibanos. O lançamento ocorreu, simultaneamente, na Paraíba e na França. Em 2013 seguiu a edição da semana de quadrinho, mas a exposição assumiu o formato de uma coletânea anual de trabalhos nacionais. Também neste ano o quadrinista da Marvel Comic, Mike Deodato, lançou seu arte book como uma prévia antes de seu lançamento oficinal na Comic Com dos Estados Unidos.

A terceira edição aconteceu em 2014 e contou com a participação Escola de Artes Gráficas (Gracom). Nesta edição também tiveram os lançamentos das Graphic Novels da Maurício de Sousa Produções que tinham realizado uma palestra prévia na Estação das Artes com a presença do editor Sidney Gusman e os desenhistas Shiko e Gustavo Duarte. Em 2015, devido às obras no local, teve apenas a exposição “Entre Linhas” mostrado o trabalhos dos artistas.

No ano de 2017, participaram do evento os quadrinistas, ilustradores e desenhistas Josival Fonseca, Gabriel Jardim, Izaac Brito, Emir Ribeiro, Thais Gualberto, Ricardo Jaime, Megaron e Raoni Xavier, Jairo César, Henrique Magalhães em uma tarde de autógrafo concorrida e exposição intitulada “Entre Páginas”, com ilustrações e desenhos das produções dos filmes e quadrinhos que iriam acontecer esse ano, uma forma de antecipação da produção que iria acontecer.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube