Fechar

Fechar

Especialistas dão dicas de como prevenir acidentes em casos de temporais

Da Redação. Publicado em 3 de fevereiro de 2018 às 19:12.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

Para a alegria dos paraibanos, as chuvas voltaram a ser registradas no estado. Segundo dados da Aesa, mais de 160 cidades do estado foram atingidas.

Os maiores registros foram nas cidades de Itaporanga, onde choveu 212 milímetros em apenas um dia, em Carrapateira e Cajazeirinhas, todas no Sertão.

Porém, com as chuvas fortes a incidência de raios e descarga elétricas é maior. O Brasil é o líder mundial neste tipo de fenômeno. Por ano, o país registra média de 78 milhões de raios, segundo o Inpe.

Para evitar acidentes, especialistas indicam que quando os temporais começarem é bom tomar certos cuidados, como ficar longe de equipamentos elétricos e eletrônicos, como computador, secador de cabelo, telefone fixo e se distanciar de estruturas metálicas e de janelas.

Segundo o coordenador de manutenção da Energisa, Erick Lucena, é importante desligar todos os aparelhos das tomadas para evitar prejuízos financeiros e também risco de vida.

– É preciso retirar todos os eletrodomésticos da tomada, para evitar descargas em contato com telefone e geladeira, por exemplo e também não tomar banho em chuveiro elétrico, pois pode provocar acidentes – disse.

Caso esteja no meio da rua quando o temporal começar, o recomendado é evitar locais abertos e nunca se abrigar embaixo de marquises, pontos de ônibus ou árvores.

Uma opção é ficar dentro do carro.

– Se houver descarga ela atinge o carro por completo e quem estiver dentro não é atingido – disse o engenheiro eletricista, Mateus Costa.

Segundo ele, caso não tiver jeito de se abrigar em um veículo, a opção é juntar os pés, e se agachar em posição fetal e esperar a tempestade passar.

*Com informações da TV Paraíba.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube