Fechar

logo

Fechar

Carnaval Tradição de João Pessoa agrada participantes e público

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 11 de fevereiro de 2018 às 10:03.

fotos: Secom/JP

“Desfilo há muitos anos, desde os cinco anos de idade, e esse foi o melhor de todos”, disse satisfeito ‘Zé do Balaio’, como é mais conhecido na comunidade José da Penha, presidente da Tribo Indígena Xavantes.

Ele se referiu à iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) de ter antecipado para as agremiações o repasse dos recursos financeiros para os meses de dezembro e janeiro. “Facilitou muito o nosso trabalho. Deu para fazer a compra de materiais, o pagamento do pessoal, dos músicos e dos transportes”, reforçou.

Marli Soares, vice-presidente da Tribo Tupi Guanabara, também elogiou a iniciativa e acrescentou que a premiação em dinheiro também foi uma boa medida, pois “é um meio de incentivar os participantes. Ela avaliou ainda: “Está melhor esse ano, assim como a presença do público que melhorou bastante. Muito bom”, disse.

O público também elogiou a organização e a beleza dos desfiles do Carnaval Tradição 2018. Maria de Fátima, do bairro de Mangabeira, estava na plateia e confessou que há 20 anos não perde os desfiles na Avenida Duarte da Silveira.

“Eu gosto muito, principalmente das apresentações das escolas de samba e das tribos indígenas”. Ela considera que a organização do evento está muito melhor do que nos anos anteriores. “A parte da segurança, a limpeza e a colocação das tendas, tá bem melhor. Ano passado eu e minha filha tomamos banho de chuva”, observou.

O governo municipal investiu, através do Fundo Municipal de Cultura (FMC), R$ 410 mil no Carnaval Tradição, beneficiando 42 agremiações. Pela primeira vez os recursos foram liberados com antecedência, o que permitiu às agremiações um melhor planejamento, com a aquisição do material para confecção das fantasias e adereços.

“Essa primeira noite de festa superou nossas expectativas. Muito bom. Nós só temos a agradecer as parcerias firmadas dentro da gestão que estão contribuindo para o sucesso da festa do Carnaval Tradição, assim como ocorreu no Folia de Rua”, afirmou Jonildo Cavalcanti, diretor adjunto da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Desfilaram nessa primeira noite do Carnaval Tradição 2018 as seguintes agremiações: Maracatu Nação Pé de Elefante, Clube de Frevo Adolescente e Criança Feliz, Tribo Indígena Tupy Guanabara; Clube A Corda do Frevo; Tribo Indígena Xavantes; Clube de Frevo Piratas de Jaguaribe; Tribo Indígena Papo Amarelo; Clube de Frevo Os 25 Bichos; Tribo Indígena Tupinambás; Clube de Frevo São Rafael; Tribo Indígena Guanabara; e Clube Alegria do Frevo.

Festa tranquila – Além de melhorias na infraestrutura e organização do evento, a PMJP mobilizou diversos serviços durante a realização do ‘Carnaval de Boa’, tudo para garantir a tranquilidade e segurança dos foliões, a exemplo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com assistência da rede hospitalar de emergência 24 horas, além das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu- 192).

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e a Guarda Municipal trabalharam em parceria no monitoramento do trânsito. Ainda teve o reforço das ações das Secretarias de Turismo (Setur), Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), Coordenadoria de Promoção da Cidadania LGBT e da Igualdade Racial, além da própria Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que conta com equipes extra trabalhando antes, durante a após os eventos.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube